O príncipe Harry, duque de Sussex, realizou nesta sexta-feira (12) uma visita surpresa a Kiev, capital da Ucrânia. Acompanhado por integrantes da Fundação Invictus Games, criada por ele em 2014, o membro da família real britânica prometeu intensificar ações de apoio a militares e civis feridos na guerra contra a Rússia.
Em entrevista ao jornal The Guardian, Harry destacou que, embora não possa encerrar o conflito, seu papel é contribuir para a recuperação das vítimas. “Podemos fazer tudo ao nosso alcance para ajudar no processo de recuperação e humanizar as pessoas envolvidas nesta guerra. Espero que esta viagem ajude, porque é fácil ficar insensível ao que está acontecendo”, declarou.
Esta é a segunda vez que o príncipe visita o país desde o início da guerra. A primeira ocorreu em abril, em Lviv, a convite de Olga Rudneva, CEO do Superhumans Center, instituição que oferece próteses, cirurgias e apoio psicológico gratuito a vítimas do conflito. Segundo Harry, a atual viagem também foi articulada por Olga, mas formalizada a convite do governo ucraniano.
Fundada em 2014, a Invictus Games é uma competição internacional destinada a veteranos militares feridos em serviço, inspirada nas Paraolimpíadas. Desde então, já reuniu 500 competidores de 22 países. A Ucrânia participa desde 2017.
A visita de Harry a Kiev reforça a presença simbólica de figuras internacionais em apoio ao país, em um momento em que a guerra ultrapassa três anos e segue causando milhares de vítimas.
SBT News