O auditório da OAB – subseção de Francisco Beltrão – recebeu bom público para o 1º Workshop de Educação Personalizada. Pais e educadores tiveram a oportunidade de se aprofundar em um modelo que une virtudes, caráter e excelência acadêmica. Promovido pela Escola do Bosque Mananciais de Francisco Beltrão, que está em estruturação, o evento discutiu os desafios e as oportunidades da educação contemporânea.
A palestra magna foi ministrada por João Malheiro, considerado um dos maiores especialistas em Educação em Virtudes no Brasil; e os demais palestrantes foram Roberto Abia, economista, professor de Antropologia Filosófica e Ética, diretor Executivo da Associação de Educação Personalizada (AEP); e Ivone Patrão, diretora da unidade mananciais do Colégio do Bosque Mananciais de Curitiba.
Na abertura, dom Edgar Ertl, bispo diocesano, em rápido pronunciamento, historiou que desde o século 10 a Igreja Católica trata do assunto educação. Ele destacou que esta nova escola “vem nos ajudar neste momento de crise do ser. Que este seja um momento histórico para a educação em Francisco Beltrão. Quem sabe essa proposta venha mergulhar na história e que Deus nos abençoe com muita sabedoria”.
O advogado e empresário Dilamar Santini, um dos sócios e presidente da Associação Mantenedora da Escola do Bosque Mananciais de Beltrão, destacou que o encontro foi para divulgar a nova escola, “que já é aplicada a metodologia na escola de Curitiba, para apresentar o que já vem sendo aplicado em Curitiba com excelência. A escola da capital ficou em primeiro lugar no MEC, com a maior nota entre colégios do Paraná.”
E a unidade de Francisco Beltrão vai seguir toda a metodologia e expertise adotada na unidade de Curitiba.
“Então, é para nós demonstrarmos para a sociedade de Francisco Beltrão o que vai ser disponibilizado para as famílias que queiram matricular seus filhos, que queiram fazer parte da escola, que ela já vem com uma grande expertise, com um grande know-how, que pode ajudar muito aqui a população que tem essa necessidade de colocar os seus filhos em uma escola de ensino personalizado”, enfatizou Dilamar.
O novo estabelecimento começará a funcionar em 2026 oferecendo o ensino fundamental 1. “Nós temos já uma projeção para chegar até o Ensino Médio. Em dez anos temos que estar já com o Ensino Médio. Temos até um contrato com a Matriz. Eles preveem isso, sede própria também, por enquanto, estamos em uma sede alugada”, informa Dilamar.
Um grupo de pais começou a conversar há três anos
As articulações para fundar o novo colégio começaram há três anos com um grupo de pais.
O presidente da associação informou que “nós já estamos trabalhando nesse ideal de trazer uma escola com ensino diferenciado para Francisco Beltrão. O Conselho Mantenedor, do qual faço parte, já está com as pessoas engajadas a trazer o que se chama o PPP, o Projeto Político de Ensino. Já temos a expectativa e está tudo quase liberado, as reformas também do espaço. Está tudo seguindo dentro do cronograma para que seja aberta a escola no início de 2026 com efetividade, com matrículas”.
Princípios católicos
Dilamar explicou que o estabelecimento segue princípios cristão-católicos. Mas ressaltou que “independente da religião, a escola tem um viés católico, temos a preocupação com princípios. Não quer dizer que quem vai estudar nela são só alunos católicos. Todo mundo vai ser bem-vindo, todo mundo vai estar ali, mas vai seguir os princípios cristãos, que é o amor, a paz, o crescimento do ser humano, como pessoa, de ser uma pessoa boa, que é o que hoje está carente a nossa sociedade. Não adianta ser só um bom profissional e, às vezes, deixar de desejar em casa”.
Para o empresário, “tem que estruturar a criança, fazer uma base para que ela se torne não só uma criança com conhecimento, mas sim com princípios, que os princípios são inalienáveis, são inegociáveis. Nós temos que ter a consciência que os princípios são imutáveis, porque o que rege nossa sociedade civilizada, com urbanidade, são os princípios”.
Sistema adotado
O sistema adotado pela Escola Bosque Mananciais não se resume à matrícula do filho. “É matriculada a família, é para envolver a família. A família não vai lá ensinar o filho, mas ela vai dar um suporte.”
Sobre a presença de público no worksho, Dilamar demonstrou satisfação. “Quase lotamos o auditório aqui da OAB, que é um auditório grande, isso é sinal que as pessoas estão com um desejo de conhecer a escola, para ver se abraça essa causa, e vem participar e trazer a sua família, porque, na verdade, não vai ser só o filho na escola, vai ser a família toda envolvida. Isso é sinal que estamos no caminho certo.”
Contatos
As pessoas interessadas em obter informações sobre a Escola do Bosque Mananciais podem fazer contato pelo whats 46 – 46 2601-1797.
Informações Jornal de Beltrão