Notícias

Casos de síndrome respiratória grave causados por Covid-19 voltam a crescer no Brasil

Boletim da Fiocruz mostra que alta ocorreu em quatro estados brasileiros; veja quem pode se vacinar

Casos de síndrome respiratória grave causados por Covid-19 voltam a crescer no Brasil
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Aumentaram os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) provocados pela Covid-19 em quatro estados: Rio de Janeiro, Ceará, Amazonas e Paraíba. As informação está no mais recente Boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Apesar da alta, os pesquisadores destacam que os números gerais da doença permanecem baixos e que, por enquanto, não há impacto significativo nas internações. Ainda assim, a recomendação é de atenção redobrada para os grupos mais vulneráveis.

“Idosos e pessoas imunocomprometidas devem receber a vacina contra a Covid-19 a cada seis meses. Já os demais grupos de risco, como aqueles com comorbidades, precisam tomar a dose de reforço anualmente”, reforça Tatiana Portella, pesquisadora do Programa de Processamento de Dados Científicos da Fiocruz e integrante da equipe do InfoGripe.

O que mostram os dados

Em 2025, o Brasil já registrou 163.956 casos de SRAG, dos quais 53,5% tiveram confirmação laboratorial para vírus respiratórios. A distribuição foi a seguinte:

- 45,1% causados pelo vírus sincicial respiratório (VSR), principal responsável por bronquiolite em crianças;

- 25,2% por rinovírus, associado a resfriados comuns;

- 24,6% por influenza A e 1,1% por influenza B (gripe);

- 7% pelo Sars-CoV-2, vírus da Covid-19.

Nas últimas quatro semanas, o boletim observou avanço do rinovírus (44,8% dos casos) e do próprio Sars-CoV-2 (11,5%).

Quem pode se vacinar?

Desde 2024, a vacinação contra a Covid-19 integra o calendário nacional de imunizações para gestantes, idosos e crianças. Outros grupos considerados prioritários também mantêm a indicação de doses de reforço.

- Idosos (60+): uma dose a cada seis meses, independentemente do histórico vacinal.

- Gestantes: uma dose a cada gravidez.

- Crianças de 6 meses a 5 anos: esquema primário com duas doses (vacina Moderna) ou três doses (Pfizer), sem necessidade de reforço posterior.

- Imunocomprometidos: reforço a cada seis meses.

- Demais grupos prioritários (como pessoas com comorbidades, trabalhadores da saúde, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, população em situação de rua e internos do sistema prisional): reforço anual.

Para quem não se enquadra em nenhuma dessas categorias, não há mais recomendação para novas doses da vacina.

 
SBTNEWS
----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL TRI NOTÍCIAS (49) 9.8428-4536 / (49) 3644-4443

Cotações

Clima

Terça
Máxima 26º - Mínima 16º
Períodos nublados

Quarta
Máxima 28º - Mínima 20º
Períodos nublados

Quinta
Máxima 25º - Mínima 14º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Sexta
Máxima 15º - Mínima 8º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Sábado
Máxima 19º - Mínima 6º
Céu nublado com chuva fraca

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.