A primeira semana de setembro será marcada pela presença do sol, mas também pelo tempo instável em Santa Catarina, principalmente no Litoral e no Grande Oeste. Chuvas e temporais isolados com risco para ocorrências relacionadas às condições meteorológicas são esperados até o fim da semana. Já as temperaturas ficam elevadas em boa parte do estado, com sensação de abafamento e máximas próximas dos 30°C até a quarta-feira, dia 3, especialmente no Oeste e Litoral Sul.
Até quarta-feira, há um aviso vigente para a condição de rajadas de vento entre o Meio-Oeste e o Planalto Sul, com rajadas de 50 a 70km/h. A condição também ajuda a manter o mar agitado no Litoral Sul.
A partir de quarta, a instabilidade mais intensa se posiciona sobre o Rio Grande do Sul, com a formação de uma nova frente fria. Assim, a chance de chuva fica mais restrita às áreas de divisa com o estado gaúcho, atingindo o Extremo-Oeste no decorrer da manhã da quinta, dia 4.
Na sexta-feira, dia 5, a chuva ampla atinge todo o estado, com risco alto para alagamentos, enxurradas pontuais, destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos à rede elétrica.
A semana termina com declínio brusco das temperaturas e ainda com chuva frequente no Litoral e áreas próximas. No restante do estado, o tempo deve ficar estável.
Oeste Mais