Notícias

Cuidados com o aquecedor: veja por que não é seguro dormir com o aparelho ligado

Funcionamento prolongado em ambiente fechado oferece riscos; entenda.

Cuidados com o aquecedor: veja por que não é seguro dormir com o aparelho ligado
Foto: Imagem ilustrativa

Com a chegada do inverno e as temperaturas negativas, os aquecedores voltam a funcionar. No entanto, ao utilizar esses aparelhos são necessários alguns cuidados, já que correm o risco de causar incêndios caso ocorra um curto-circuito durante o funcionamento.

Para usar o aquecedor com segurança, é preciso prestar atenção na adequação do ambiente, presença de objetos inflamáveis e se o aquecedor está ligado há muito tempo. Ou seja, dormir com ele funcionando durante a noite toda oferece sérios riscos.

Um grande perigo é o uso prolongado. “Nunca deixe o aquecedor em funcionamento por muito tempo para que não ocorra o derretimento dos polos de eletricidade”, explica o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

Outra recomendação, exposta pelas próprias marcas do eletrodoméstico, é não deixar o produto ligado sem supervisão. Crianças também não devem brincar perto do aquecedor em funcionamento.

Adequação do ambiente

“Antes de tudo, é preciso ter em mente que, ao utilizar qualquer tipo de aquecedor, é preciso manter o ambiente ventilado, para a renovação do ar. Verifique se a instalação do equipamento está em local seguro na residência, distante de cortinas, estofados, móveis, e demais materiais inflamáveis. Não coloque nada sobre os aquecedores, já que, em caso de incêndio, os materiais propagarão as chamas rapidamente”, complementa o CBMSC.

Os profissionais alertam ainda quanto ao perigo em usar os aparelhos em locais com água, como banheiros. Os modelos de aquecedores elétricos são os mais utilizados para aquecer banheiros antes do banho, mas podem cair, causar um curto-circuito e iniciar um incêndio.

Prefira aquecedores a óleo

O CMBSC diz que os aquecedores a óleo são mais seguros. “Eles possuem termostato que desliga o equipamento quando atinge a temperatura escolhida”, explica a organização.

Os perigos da contaminação são mais comuns nos aquecedores a gás, que consomem oxigênio e liberam o gás monóxido de carbono no ambiente, que pode causar sufocamento. Por garantia, procure sempre ler a recomendação do manual de instruções do modelo escolhido quanto à ventilação necessária do ambiente.

"Somente adquira aparelhos certificados pelo Inmetro e antes de ligá-los, verifique se não há necessidade de realizar algum reparo ou manutenção", alerta o CBMSC.

Oeste Mais 

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL TRI NOTÍCIAS (49) 9.8428-4536 / (49) 3644-4443

Cotações

Clima

Sexta
Máxima 18º - Mínima 6º
Períodos nublados

Sábado
Máxima 19º - Mínima 5º
Períodos nublados

Domingo
Máxima 20º - Mínima 5º
Períodos nublados

Segunda
Máxima 20º - Mínima 7º
Céu limpo

Terça
Máxima 21º - Mínima 8º
Céu limpo

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.