O homem flagrado jogando um cachorro comunitário em um riacho foi preso preventivamente nesta segunda-feira (16), em Pato Branco, no sudoeste do Paraná. O crime aconteceu no dia 6 de fevereiro e ganhou repercussão após a divulgação das imagens.
A identidade do suspeito não foi divulgada.
No dia do ocorrido, ele chegou a ser localizado por equipes da prefeitura com apoio da Polícia Militar do Paraná, mas acabou liberado. Com a conclusão do inquérito, a Polícia Civil do Paraná indiciou o homem por maus-tratos e solicitou a prisão preventiva.
O pedido teve parecer favorável do Ministério Público do Paraná e foi aceito pela Justiça. O suspeito foi localizado novamente nesta segunda-feira e encaminhado ao sistema prisional. Segundo a polícia, ele já possui histórico de outras agressões contra animais.
Maus-tratos a animais é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais, com pena que pode variar de dois a cinco anos de prisão, além de multa — podendo ser aumentada em casos considerados mais graves.
Cachorro é cuidado pela comunidade
O vídeo foi gravado no bairro São João e a denúncia partiu de moradores, de forma anônima. O cachorro foi resgatado e avaliado por uma equipe técnica da prefeitura. Conforme informado, o animal não apresentou ferimentos, mas demonstrava medo e resistência à aproximação de pessoas.
Atualmente, ele está sendo cuidado pela comunidade do bairro e segue disponível para adoção.
Everson Coutinho / Portal Tri com informações G1
