A Secretaria de Estado do Turismo (Setu) reconheceu a Torre da Concatedral de Francisco Beltrão, o Morro do Calvário/Cristo Redentor e o Mercado Público Central como atrativos relevantes para o turismo do Paraná. A informação foi prestada pela secretária municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços, Flaviana Tubin, e a coordenadora municipal de turismo, Janaína Melati, na primeira reunião de 2026 do Conselho de Turismo, realizada na terça-feira (27).
Também devem ser declarados de interesse relevantes para o turismo do Paraná mais de 60 pontos/espaços de outros municípios da região Sudoeste. O cadastramento destes locais foi feito pelas prefeituras na Secretaria de Estado do Turismo. O município de Francisco Beltrão foi um dos primeiros a receber as certificações.

A equipe técnica da Setu recebeu as documentações e fez as avaliações dos pontos sugeridos pelas prefeituras. Aílton Lima, assessor da Setu, esteve ontem em Beltrão e se reuniu com Flaviana Tubin e Janaina Melati. Ao Jornal de Beltrão, Aílton disse que as certificações estão sendo entregues para os municípios e que há possibilidade de realização de um evento regional, pela Setu, para o anúncio de todas as certificações.
A conquista foi celebrada na reunião do Conselho Municipal de Turismo. Em entrevista ao JdeB, Janaina comentou que o selo “representa um avanço bem importante para o turismo de Beltrão; é uma certificação que vem da Secretaria de Estado de Turismo, e com isso nós temos a ampliação da visibilidade do município dentro de um cenário turístico”.
Ela afirmou que o reconhecimento fortalece o turismo local, o Morro do Cristo e a própria torre, que está próxima da igreja, além de impulsionar o turismo religioso e cultural. Segundo Janaina, isso contribui para uma divulgação mais ampla dos pontos turísticos em nível estadual e facilita a inclusão dos atrativos em roteiros oficiais do Estado, ações de divulgação e projetos de investimento da Secretaria, gerando impacto positivo na economia local.

Ela acrescentou que o reconhecimento faz com que o Estado passe a olhar de forma diferente para os pontos turísticos do município, evidenciando a diversidade do turismo local, que envolve eventos, turismo cultural e outros segmentos. Segundo Flaviana, os três pontos certificados reforçam a presença de Francisco Beltrão no Mapa do Turismo do Paraná e evidenciam o potencial turístico da região.
Reflexos no setor de eventos e gastronomia
Luis Fernando de Oliveira, coordenador do Núcleo Cervejeiros, que congrega as cervejarias artesanais de Francisco Beltrão, destacou a importância da certificação e os seus impactos. “Com certeza é importante. Nós do Cerva, trabalhamos o turismo de eventos e sempre tendo gente nova visitando a cidade, agrega pro setor gastronômico, com certeza. Isso ajuda direta e indiretamente.”
O Núcleo Cerva promove anualmente, no Parque de Exposições, a Oktoberfest, evento de gastronomia e cervejas artesanais que reúne grande público.

JdB