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Radares de velocidade passam por desligamento parcial em SC após troca de contrato do DNIT

Equipamentos das BRs-163 e 282 e de outras rodovias federais já foram retirados de operação

Radares de velocidade passam por desligamento parcial em SC após troca de contrato do DNIT
Foto: Marcos de Lima / WH Comunicações

Motoristas que trafegam pela Avenida Willy Barth, no trecho urbano da BR-163 em São Miguel do Oeste, e por outras rodovias federais de Santa Catarina, perceberam que parte dos radares de fiscalização de velocidade não existem mais. Segundo o DNIT, equipamentos não foram desligados por completo, mas alguns pontos foram desativados devido ao fim de um dos contratos responsáveis pela instalação e manutenção do sistema.

De acordo com o órgão, a mudança ocorre após o encerramento do contrato firmado pelo Edital nº 168/2016, o que levou à retirada gradual de dispositivos vinculados a esse processo. Paralelamente, já foi concluída a licitação prevista no Edital nº 054/2025, que permitirá restabelecer os pontos de fiscalização e implantar novos radares em locais considerados críticos.

Com isso, Santa Catarina vive um período de transição: parte dos aparelhos segue ativa pelo contrato anterior, enquanto outros são desligados à medida que novos equipamentos são instalados conforme o cronograma da nova contratação.

O DNIT explicou ainda que a renovação ocorre em todo o país, em ritmos diferentes. Em estados onde a transição já havia sido feita em 2024, substituições foram executadas por meio do Edital nº 519/2023.

Consulta de radares operantes

O órgão reforça que o processo não representa interrupção do Programa Nacional de Controle Eletrônico de Velocidade, mas uma continuidade por meio de novos contratos. A instalação dos aparelhos segue critérios técnicos da Instrução Normativa nº 43/2021, que determina estudos de viabilidade, implantação de sinalização e aferição dos medidores pelo Inmetro.

Motoristas podem consultar os radares que seguem operando no Portal de Multas, onde também estão disponíveis estudos técnicos que justificam cada ponto de fiscalização.

Marcos de Lima / Rádio 103 FM

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