Com a mudança das estações ou mesmo em dias comuns, é comum ver pessoas enfrentando espirros, coriza, nariz entupido ou até febre. Mas como saber se é gripe, resfriado, rinite ou alergia? Muitas vezes, os sintomas se confundem e dificultam o diagnóstico, especialmente nos primeiros dias.
Para esclarecer essas dúvidas, o médico Márcio de Queiroz Elias, colaborador do Blog Benegrip, marca de medicamentos antigripais, elaborou um guia que explica as diferenças entre essas condições, os sintomas e possíveis formas de tratamento.
O que é cada uma dessas condições
Gripe
Conforme o médio, a gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, que se propaga com grande facilidade. Existem quatro tipos de vírus influenza: tipo A, tipo B, tipo C e tipo D.
Para os seres humanos, os tipos mais preocupantes são os A e B, responsáveis pelas grandes epidemias de gripe. O vírus influenza causa doenças respiratórias que costumam durar de quatro a seis semanas, como explica Márcio de Queiroz.
Alergia
Alergia nada mais é que uma reação exagerada do sistema imunológico contra substâncias diversas que entram em contato com o corpo e que, geralmente, não incomodam a maioria das outras pessoas.
Esse contato pode ocorrer pela via respiratória, pela via cutânea ou por meio da ingestão. Pólen, ácaros, mofo, pelos de animais, determinados alimentos, como os frutos do mar, picadas de inseto, alguns medicamentos, são algumas das substâncias mais comuns que podem causar uma reação alérgica.
Resfriado
O resfriado é uma doença respiratória que pode ser confundida com a gripe, mas é causado por vírus diferentes, principalmente o rinovírus. Outros possíveis causadores são os vírus parainfluenza e o vírus sincicial respiratório (RSV).
O resfriado tem sintomas parecidos com os da gripe e, por isso, é fácil confundi-los.
Rinite
A rinite é uma inflamação na mucosa do nariz após ocorrer uma exposição a algum tipo de alérgeno, como ácaros, pelos de animais, insetos, pólen e bolores. A rinite atinge cerca de 25% das crianças.
O contato com alérgenos leva à liberação de “substâncias” que induzem os sinais clássicos de uma rinite, como espirros, coceira no nariz e na garganta, coriza e obstrução nasal.
Diferenças de sintomas
Depois de entender o que é cada um desses problemas, podemos discorrer sobre as diferenças entre gripe, alergia, resfriado e rinite.
Começando pelos sintomas: as doenças dividem, em sua maioria, sinais bastante parecidos. Os principais sintomas da gripe, por exemplo, são febre, calafrios, tosse, fadiga, dor de garganta, nariz escorrendo ou entupido, dores musculares ou no corpo, dor de cabeça, vômitos e diarreias.
As alergias podem causar vários sintomas, como coriza, espirros, coceira, erupções cutâneas, inchaço ou asma, variando entre os níveis de gravidade.
Os sintomas do resfriado são bastante parecidos com os da gripe. Entre eles, estão tosse, congestão nasal, coriza, dor no corpo e dor de garganta. A diferença é que quem pega um resfriado, sente esses sintomas por menos tempo (de dois a quatro dias) e de forma mais leve.
A rinite tem como principais sintomas: espirros repetidos, coriza, coceira no nariz (os olhos, os ouvidos, céu da boca e garganta também podem coçar), mucosa nasal congestionada e narinas entupidas, olhos avermelhados e irritados, alteração do olfato e do paladar, tosse crônica noturna, sinusite, amigdalites e faringites.
Como identificar
A principal diferença entre gripe e alergia é a febre. Reações alérgicas se caracterizam por coriza, espirros, obstrução nasal, coceira no nariz e, geralmente, não acarretam em febre. A gripe se caracteriza por gerar um estado febril.
Uma boa maneira de se identificar a diferença entre gripe e rinite é observar a cor da secreção nasal. Pessoas que sofrem de rinite costumam apresentar um muco de cor transparente, que não indica uma infecção viral. No caso de quem está gripado, é comum produzir uma secreção de cor esverdeada ou amarelada.
Identificar a diferença entre gripe e resfriado, porém, não é uma missão simples. Isso porque ambas são infecções causadas por vírus e que compartilham sintomas parecidos. Em geral, a gripe é pior do que o resfriado e possui sintomas mais intensos. Além disso, os resfriados geralmente não resultam em problemas de saúde graves, como pneumonia.
Uma boa forma de se identificar a diferença entre alergia e resfriado é observando o tempo de duração dos sintomas. A alergia se estende por mais tempo que o resfriado, que dura no máximo cinco dias.
Tratamentos
Para saber o tratamento ideal para seu problema, é imprescindível consultar um médico. Dessa forma, lhe será orientado o que melhor cabe ao seu caso.
Ainda assim, no caso de sintomas leves, algumas dicas podem ajudar:
• Repouso constante
• Beber muita água
• Analgésicos podem aliviar os sintomas
Oeste Mais