Notícias

Maior árvore de Natal de crochê do Brasil será erguida com guindaste em outubro

Estrutura será montada junto à Igreja Matriz São Francisco de Assis e terá novos detalhes produzidos por dezenas de crocheteiras voluntárias

Maior árvore de Natal de crochê do Brasil será erguida com guindaste em outubro
Foto: Reprodução/Redes Sociais

A maior árvore de Natal de crochê do Brasil será erguida com o auxílio de um guindaste no dia 5 de outubro, em Rodeio, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. A operação será uma das principais etapas da montagem da estrutura, que retorna à cidade neste ano ainda maior.

Produzida ao longo de meses por dezenas de crocheteiras voluntárias, a árvore será instalada novamente junto à Igreja Matriz São Francisco de Assis. A edição de 2026 terá uma decoração especial inspirada no santo, com a presença de diferentes animais confeccionados em crochê.

A operação com o guindaste poderá ser acompanhada de perto por moradores e visitantes. O momento deve revelar a dimensão da estrutura formada pela união de milhares de peças produzidas artesanalmente.

Na primeira edição, realizada em 2025, a árvore chegou a 12 metros de altura e 4 metros de diâmetro. Para este ano, o projeto prevê uma estrutura maior, mas a organização afirma que o objetivo não é estabelecer uma nova disputa por recordes.

A árvore é formada pela união de milhares de peças confeccionadas manualmente pelas crocheteiras de Rodeio. Os módulos são produzidos durante meses e posteriormente reunidos para formar a grande estrutura.

A iniciativa foi idealizada por Mirela Maria Moretto Moser e busca valorizar o artesanato, a união da comunidade e o turismo no município.

Homenagem a São Francisco de Assis

A decoração de 2026 terá como inspiração São Francisco de Assis, tradicionalmente associado aos animais e à natureza.

Por isso, animais confeccionados em crochê serão incorporados à estrutura. A homenagem também tem relação com o local escolhido para a instalação, junto à igreja dedicada ao santo e conduzida por freis franciscanos.

Peças já tiveram destino social

A primeira edição da árvore também teve um impacto social após o período natalino. Os módulos de crochê foram desmontados e transformados em mantas, que posteriormente foram destinadas a entidades assistenciais e pessoas em situação de vulnerabilidade de Rodeio e Blumenau.

Neste ano, a expectativa é que a nova estrutura reúna novamente artesanato e participação comunitária, além de se tornar uma das atrações do período natalino no município.

Portal Tri / Nd+

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL TRI NOTÍCIAS (49) 9.8428-4536 / (49) 3644-4443

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.