Notícias

Sicredi Fronteiras mobiliza empresários em evento sobre Reforma tributária

Palestra destacou período de transição, impactos para empresas e a importância do planejamento antecipado

Sicredi Fronteiras mobiliza empresários em evento sobre Reforma tributária
Foto: Ascom

Empresários de Capanema participaram, na noite de quinta-feira (23), de uma palestra sobre a reforma tributária promovida pela Sicredi Fronteiras em parceria com a Sala do Empreendedor. O encontro reuniu associados do segmento pessoa jurídica (PJ) na sede administrativa da Cooperativa, com o objetivo de esclarecer dúvidas e orientar sobre as mudanças que devem impactar diretamente a gestão das empresas nos próximos anos.

Os contadores Cleverson Cardoso e Everton Novello conduziram a formação. Eles explicaram que a reforma tributária brasileira segue um modelo já adotado em diversos países. Segundo Cleverson, a nova sistemática, inspirada em práticas utilizadas desde a década de 1950 e hoje presentes em cerca de 170 nações, começará a ser implementada no Brasil a partir de 2027, com período de transição previsto até 2032 e consolidação total em 2033.

Durante a apresentação, os participantes foram alertados de que o próximo ano será fundamental para testes e adaptação. A fase inicial exigirá atenção redobrada dos empresários, já que o sistema atual continuará coexistindo com o novo modelo tributário por vários anos. “Num primeiro momento, a tendência é de aumento da complexidade, pois será necessário lidar com dois cenários simultaneamente. A simplificação virá no longo prazo, especialmente na gestão dos tributos”, destacou Cleverson.

Outro ponto relevante abordado foi a expectativa em torno da carga tributária. Conforme explicado, a reforma não garante redução de impostos, mas busca simplificar processos e reduzir o chamado “custo Brasil”, tornando o ambiente de negócios mais eficiente ao longo do tempo.

Empresas optantes pelo Simples Nacional também foram destaque na discussão. Elas deverão, já em setembro de 2026, sinalizar à Receita Federal se irão aderir ou não ao novo modelo, decisão que pode trazer impactos significativos para o planejamento financeiro e tributário. Por isso, o palestrante reforçou a importância de buscar orientação contábil desde já. “Quem se antecipa, estuda e entende as mudanças sai na frente e evita surpresas no futuro”, pontuou.

A gerente Pessoa Jurídica da Sicredi Fronteiras, Carla Tauani Machado, ressaltou que o evento foi organizado para aproximar conhecimento técnico dos associados e contribuir com o desenvolvimento das empresas locais. “A Cooperativa mantém seu compromisso de apoiar os empresários não apenas com soluções financeiras, mas também com informação e orientação”.

A iniciativa reforça o papel do cooperativismo na promoção de educação financeira e empresarial, especialmente em um momento de transformações estruturais no sistema tributário brasileiro, que exigirão adaptação, planejamento e tomada de decisão estratégica por parte das empresas.

 

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL TRI NOTÍCIAS (49) 9.8428-4536 / (49) 3644-4443

Cotações

Clima

Quarta
Máxima 22º - Mínima 12º
Céu nublado com chuva fraca

Quinta
Máxima 24º - Mínima 13º
Céu nublado

Sexta
Máxima 28º - Mínima 15º
Períodos nublados com chuva fraca

Sábado
Máxima 21º - Mínima 17º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Domingo
Máxima 22º - Mínima 14º
Céu nublado

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.