O governo do Paraná confirmou ao menos cinco mortes e 100 feridos, sendo 30 em estado grave, após a passagem de um tornado no Paraná na tarde desta sexta-feira (7). O fenômeno, provocado por um ciclone extratropical, atingiu principalmente Rio Bonito do Iguaçu, Candói e Porto Barreiro, causando destruição em larga escala no Centro-Sul e Oeste do estado.
Em Rio Bonito do Iguaçu, o prefeito Sezar Augusto Bovino relatou que 80% dos imóveis da cidade foram danificados ou completamente destruídos. Segundo ele, há pessoas soterradas nos escombros de um supermercado que desabou durante o temporal. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros seguem em campo, trabalhando na remoção de destroços e no atendimento às vítimas.
De acordo com o governador Ratinho Junior (PSD), o tornado que atingiu o Paraná é de nível 3, com ventos que ultrapassaram 250 km/h. Em publicação nas redes sociais, o governador afirmou:
“A Defesa Civil e as nossas forças de segurança estão em alerta, mobilizadas e acompanhando as cidades atingidas pelas fortes tempestades. Nossa solidariedade à toda população das regiões afetadas. Seguimos em atenção permanente.”
Confirma os detalhes sobre o tornado no Paraná.
O Simepar confirmou o tornado por volta das 23h10. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram casas completamente destruídas, carros virados e ruas cobertas por entulhos. Além de Rio Bonito do Iguaçu, os municípios de Cantagalo, Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras e Porto Barreiro também sofreram com destelhamentos, alagamentos e falta de energia elétrica.
Imagens dos estragos após passagem do tornado no Paraná
O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, publicou imagens da destruição e destacou que o governo estadual mobilizou equipes de resgate, técnicos e maquinário pesado para ajudar nas cidades afetadas.
ND+
