A Unetri Faculdades, através do Núcleo de Apoio ao Estudante – NAE, realizou, na noite desta quarta-feira, 24 de setembro, em função da Campanha Setembro Amarelo, uma roda de conversa, seguindo o “mundo da contabilidade”, que teve como tema: Balanço da Vida, Equilibrando as Contas Internas.
A atividade, que envolveu os acadêmicos, teve como objetivo, promover um momento de conscientização sobre a saúde mental e prevenção ao suicídio.
A coordenadora na NAE, psicóloga Fabíola Regina Ortega, destacou que a roda de conversa demonstrou que é fundamental cada pessoa cuidar do seu balanço pessoal.
“Promovemos uma reflexão sobre ganhos, perdas, investimentos, e a importância de a gente pedir ajuda quando o saldo emocional ficar negativo. A vida é feita de ganhos e de perdas e não precisamos enfrentar os débitos sozinhos. O lema do Setembro Amarelo 2015 deixa claro: Se precisar, peça ajuda”, afirmou.
A roda de conversa também tratou sobre os sinais de alerta, que indicam que a saúde mental pode estar adoecendo, sobre os fatores de proteção e como a pessoa pode utilizar desses fatores para equilibrar a sua ‘conta interna’.
“Falamos ainda sobre em quais lugares a gente pode pedir ajuda, caso estejamos em um momento em que não consigamos enfrentar sozinho esses problemas. Cuidar da saúde mental é um investimento com o melhor retorno: a vida com mais equilíbrio, sentido e esperança”.
Fabíola desenvolveu uma dinâmica com os acadêmicos, pensando no campo da contabilidade, na qual eles puderam expressar, por meio de palavras escritas, quais são os ativos, os ganhos, o que tem de positivo na vida de cada um, e quais são os desafios, o que tem de passivo na vida de cada um. Cada acadêmico destacou os desafios, as perdas, as angústias, os medos, entre outros.
“Devemos olhar tanto para aquilo que é positivo na nossa vida, quanto para aquilo que é desafio, e equilibrar isso no nosso mundo interno, para que a gente mantenha a saúde mental equilibrada”.
A psicóloga enfatizou que a vida não é linear, que os altos e baixos fazem parte da vida, e que a pessoa precisa aprender a lidar com esses altos e baixos.
“Precisamos aprender quando estamos com um ‘saldo’ mais negativo, e o que isso pode trazer de aprendizado para a nossa vida, bem como poder lidar com esses momentos e quais os recursos de ajuda, tanto de profissional, quanto de atividades prazerosas e de esportes, por exemplo, que podemos inserir no nosso dia a dia, para cuidar da nossa saúde mental”.
A roda de conversa foi breve, em função do horário limitado, mas foi positiva e participativa.
Fabíola finalizou destacando a importância de cuidar da saúde mental o ano inteiro, não apenas em setembro.
“Setembro é um mês alusivo ao tema, e a gente costuma fazer esse momento de parada e de reflexão para todas as aulas, tratando dessas questões da vida. Mas, acompanhando a campanha do Conselho Federal de Psicologia, destacamos que saúde mental é de janeiro a janeiro, e a gente precisa olhar para ela durante o ano todo”, concluiu a coordenadora do NAE, Fabíola Ortega.
Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Unetri