O Projeto Geração Empreendedora realizou, em 2 de setembro, a etapa que definiu o projeto de empresa desenvolvido pelos participantes, que foram divididos em equipes para apresentar seus projetos à banca local.
O projeto vencedor da banca local foi o Terra Açucarada, que agora será apresentado na banca regional. Passando pela etapa regional, seguira para a banca estadual, quando disputará com projetos de todo o estado de Santa Catarina.
Os integrantes da banca local, que julgaram os projetos foram: Luis Weiss, diretor do LF Hotel, Igor Machado, Contador (IFM Contabil) e Gustavo Pettroli, da LPD Negócios Internacionais e Logística
O Geração Empreendedora é um programa social realizado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina - FACISC, com o apoio dos núcleos integrantes ao Conselho Estadual da Mulher Empresária - CEME e o Conselho Estadual de Jovens Empreendedores – CEJESC e replicado pelas Associações Empresariais, através dos Núcleos locais.
No âmbito da Ascoagrin, o Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Fronteira, e o Núcleo de Jovens Empreendedores da Fronteira, vinculados à Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin, realizam o Projeto Geração Empreendedora.
A participação é gratuita e neste ano, o número de participantes bateu recorde, envolvendo alunos do segundo ano do Ensino Médio, dos Colégios Theodureto, de Dionísio Cerqueira, Dr. Mário e Leonor Castellano, de Barracão, e Colégio Bom Jesus, de Bom Jesus do Sul.
O curso é conduzido por “professores” voluntários, que são chamados de Multiplicadores, integrantes do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Fronteira e de Jovens Empreendedores da Fronteira.
Os multiplicadores são Laura Machado, Vanessa Lazzaron Scheeren, Diogo Savoldi e Eduardo Mikolaiczyk, que passaram por capacitação online e presencial, para ministrar o conteúdo da melhor forma possível.
Os multiplicadores destacaram que o Geração Empreendedora é um projeto 100% associativista e voluntário, que tem por objetivo despertar, estimular e orientar o desenvolvimento do espírito empreendedor e da cultura associativista junto dos estudantes do Ensino Médio, e criar uma geração consciente, proativa e capacitada para transformar o cenário socioeconômico.
Eles explicaram que além de aproximar a geração jovem do mundo empresarial e do associativismo, o programa fornece para os alunos um vasto conhecimento e aprendizado sobre empreendedorismo e mercado de trabalho, oportunizando a criação de uma empresa, desde a concepção da ideia até sua aplicação na prática.
“É uma oportunidade única para os alunos desenvolverem visão de futuro, liderança, criatividade e senso de responsabilidade social”, ressaltaram Laura, Vanessa, Diogo e Eduardo.
Após a participação na banca regional, e a possível participação na bancada regional, acontecerá o dia do empreendedor, com a participação dos alunos selecionados, em um dia na empresa escolhida por eles.
Após, será feita a solenidade de formatura no Geração Empreendedora, no dia 21 de setembro.
Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Ascoagrin