A Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão (PEFB), realizou a Semana Cultural com o tema “Cultura e Educação: Caminhos para a Transformação”, em parceria com o Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) Novos Horizontes.
O objetivo do evento é estimular o senso crítico, despertar a sensibilidade e valorizar a diversidade cultural brasileira. Para o coordenador regional, Marcos Andrade, “o investimento na Educação é um dos pilares da Polícia Penal do Paraná e da Coordenação Regional, que vem investindo em espaços educacionais não só nas penitenciárias, mas também nas sete unidades que compõem a regional”. Do dia 25 de agosto a 1° de setembro, foram realizadas palestras e oficinas criativas, abordando temas que incentivam a cultura como possibilidade de retorno à socidade, conduzidas pelo Laboratório da Paz, da Uniopeste, em parceria com o Projeto Ressignificar, do Poder Judiciário.
A programação ainda incluiu outros parceiros, como a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), através da contação de histórias pela professora Sirlei Fachin Bernardi, e uma apresentação musical do artista Henrique Soares. O Conselho da Comunidade do município também marcou presença durante a semana, oferecendo pela primeira vez aos participantes a metodologia de Círculo de Justiça Restaurativa e apresentando o projeto Ressignificar, voltado à progressão de regime, com foco em sensibilização, transformação e reintegração social. A PEFB recebeu ainda a visita do chefe do Núcleo Regional de Educação, que esteve pela primeira vez na unidade e conheceu o telecentro e as salas de aula. No último dia, o evento foi encerrado com uma oficina chamada “Do Lar ao Cárcere: emoções, masculinidade e possibilidades da paz”, mediada pela psicóloga Vanessa Nunes.
Um dos destaques da Semana Cultural foi a inauguração do novo telecentro da penitenciária, local restaurado com mão de obra dos próprios custodiados, em parceria com o Ceebja Novos Horizontes. O espaço foi equipado com computadores conectados a uma internet específica e segura para fins educacionais, o que garante a utilização em cursos de qualificação e, futuramente, em cursos de graduação a distância. Junto com o telecentro, também foi revitalizada a biblioteca da unidade, com a construção de novas prateleiras e organização do acervo. A direção busca agora parcerias e doações de livros para ampliar a oferta.
Deppen-PR