Notícias

Debate discute uso de veículos elétricos por adolescentes

Encontro reuniu pais, gestores e forças de segurança para alinhar orientações e pensar ações educativas

Debate discute uso de veículos elétricos por adolescentes
Foto: Plácido Valiati / Portal Tri

Nessa quarta, 27 de agosto, o auditório da Prefeitura de Dionísio Cerqueira foi palco de um debate importante sobre o uso de veículos elétricos por adolescentes em vias públicas. A reunião contou com a participação de pais, responsáveis, gestores municipais e representantes da Segurança Pública. O objetivo foi levantar orientações e construir medidas que tragam mais segurança e responsabilidade ao trânsito da cidade.

Convidado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o cabo da Polícia Militar, Leozir de Lima, destacou que o encontro serviu para esclarecer dúvidas da população. “Nós aproveitamos para orientar sobre a diferença de cada categoria de veículo, quando é necessário ter habilitação e quando não é, além de reforçar medidas de segurança essenciais. Também queremos ampliar esse trabalho com ações de conscientização em escolas e grupos que busquem a Polícia Militar ou o Conselho para melhor entendimento”, explicou.

O secretário de Assistência Social, Sandro Brasil, reforçou que a reunião trouxe conclusões práticas, principalmente quanto à conscientização. “Definimos que a melhor estratégia é trabalhar diretamente com os alunos em encontros específicos. A legislação já permite a circulação desses veículos em determinadas condições, mas é preciso que os usuários entendam os limites de velocidade — como até 6 km/h em calçadas e 32 km/h em vias públicas. É essa orientação que vai evitar acidentes no futuro”, afirmou.

Já o presidente do CMDCA, Agassir Ansolin, destacou que o encontro foi apenas o primeiro passo. “O Conselho entende que esse debate não pode parar aqui. Vamos levar a discussão para outras instâncias, como o OSIF e o Consórcio, para que a conscientização alcance não só Dionísio Cerqueira, mas também os municípios vizinhos, de forma integrada”, disse.

O debate evidenciou uma preocupação crescente da comunidade e das autoridades em lidar com um tema atual, que envolve novas tecnologias de mobilidade e a segurança dos adolescentes que já fazem uso desses veículos. A partir desse primeiro encontro, a expectativa é que o município avance em campanhas educativas e crie um ambiente mais seguro para motoristas, pedestres e usuários de bicicletas e ciclomotores elétricos.

Portal Tri

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL TRI NOTÍCIAS (49) 9.8428-4536 / (49) 3644-4443

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.