A Câmara de Vereadores de Dionísio Cerqueira aprovou, na sessão desta segunda-feira, 25, o novo Plano Diretor do município. O conjunto de seis projetos foi votado por unanimidade e estabelece as regras para o crescimento urbano e ambiental da cidade pelos próximos dez anos.
O presidente da Câmara, Ederson Schenkel, destacou a importância da aprovação, “depois de meses de trabalho, com audiências públicas, análises técnicas e acompanhamento do engenheiro Guilherme Li Bardone e da empresa responsável pelo estudo, conseguimos dar esse passo. O Plano Diretor regulamenta construções de prédios, casas, ruas e também a questão ambiental. Tivemos a ampliação da área urbana na região da nova aduana, da área empresarial e também nas proximidades do aeroporto municipal. Isso mostra que Dionísio Cerqueira está crescendo e abrindo espaço para novos investimentos”, afirmou.
Além de definir áreas de expansão, o Plano Diretor serve como guia para ordenar loteamentos, obras e empreendimentos, garantindo que o desenvolvimento da cidade aconteça de forma organizada e sustentável.
O vereador Luiz Zabot de Mello reforçou a conquista com poucas palavras sobre a votação, “a aprovação do Plano Diretor é um passo essencial para planejar o município para os próximos dez anos. É motivo de orgulho e alegria para todos nós.”
Em seguida, ele destacou com mais ênfase a indicação feita para a área empresarial “Deonelo Luciano Colombo”, “muita gente não sabe, mas essa área industrial já leva o nome de Deonelo Luciano Colombo, que foi um dos pioneiros aqui em Dionísio Cerqueira. Por isso, fiz uma indicação ao Executivo para que seja instalada uma placa oficializando essa homenagem. É um reconhecimento justo a alguém que ajudou a construir a história da nossa cidade e que merece estar presente na memória das futuras gerações. Essa valorização não é apenas simbólica, mas representa o respeito que temos pelos nossos pioneiros, e dá ainda mais identidade para o espaço que hoje concentra investimentos e empregos para a população.”
Agora, os projetos seguem para sanção do prefeito em exercício, Alcir Sawaris.
Portal Tri