Um tornado de curta duração foi registrado na tarde desta sexta-feira (9) entre os municípios de Nonoai e Erval Grande, no Noroeste do Rio Grande do Sul, próximo à divisa com Santa Catarina, nas imediações de Guatambu e Chapecó. A confirmação foi feita pelo meteorologista Piter Scheuer, do Grupo WH Comunicações.
De acordo com Scheuer, o fenômeno foi provocado por uma linha de instabilidade que potencializou uma célula convectiva explosiva, resultando na formação do tornado. Apesar de tornados geralmente estarem associados a supercélulas, neste caso, a formação ocorreu a partir de uma estrutura em arco, o que torna a ocorrência mais rara.
"Assinaturas polaramétricas registradas pelos radares meteorológicos, além dos danos observados em campo, como árvores quebradas e retorcidas, comprovam a passagem de um tornado pela região", explicou o meteorologista.
Até o momento, não há relatos oficiais de feridos ou de grandes prejuízos materiais. A Defesa Civil segue monitorando as condições meteorológicas e recomenda atenção redobrada da população diante da possibilidade de novos eventos severos nos próximos dias.
WH Comunicações com informações do Meteorologista Piter Scheuer