Bernardo de Irigoyen, a cidade mais oriental da Argentina e fronteira seca com o Brasil, comemorou na segunda-feira (11), 101 anos de fundação.
A emocionante cerimónia contou com a presença do vice-governador da província de Misiones, Carlos Arce, entre outras autoridades locais que também vieram do país vizinho.
Após a entonação das canções nacionais e a invocação religiosa do padre Pablo Bina e do pastor Ricardo Bartoncelo, foi a vez de a população presenciar um momento de emoção ao relembrar os pioneiros do municipio.
Depois de dois anos difíceis que todos passamos devido à pandemia, hoje, graças a Deus, podemos desfrutar de vários eventos importantes para nossa sociedade no âmbito do aniversário da cidade. Sinto orgulho e gratidão à vida por ser filho de pioneiros e nesta importante data em que Irigoyen está comemorando 101 anos, estar à frente da administração do município, acompanhar seu crescimento é um privilégio e quero agradecer e homenagear aqueles primeiros desbravadores, primeiros colonos, primeiros professores, primeiros gendarmes e policiais, aos rodoviários daqueles primeiros anos da cidade que com pá e picareta abriram as primeiras estradas, aos primeiros médicos, que se estabeleceram na área enfrentando todo tipo de intempéries, construindo com muito esforço o crescimento desta cidade. Comentou o prefeito Guillermo Fernández.
Por outro lado, o chefe comunal destacou o desenvolvimento sustentado do município nos últimos anos, em diferentes áreas com importantes obras de infraestrutura onde, entre outras, as reformas e ampliações integrais do hospital local para transformá-lo em um centro de atendimento regional de médio porte a complexidade além das novas obras hídricas que trarão soluções para um problema antigo do município, como a falta de água.
Através de um trabalho conjunto com diferentes agências provinciais, conseguimos a realização de obras importantes, como um novo centro desportivo que está em fase final, prestes a ser inaugurado, e um anseio para toda a comunidade, as reparações e ampliações do nosso hospital, mas também estamos cientes dos problemas e deficiências como a questão da água potável e a crise hídrica que sofremos ano após ano e estamos trabalhando para resolvê-lo com uma nova barragem e rede de distribuição”. Concluiu.
Fonte: Fabiano Acosta / Irigoyen Informa