Uma estratégia inusitada — e eficiente — voltou a chamar atenção neste Carnaval. Policiais da Polícia Civil de São Paulo, fantasiados de personagens do desenho Scooby-Doo, prenderam três suspeitos de furtar celulares na região da Praça da República, no Centro da capital paulista.
As prisões aconteceram no último sábado (14). Agentes do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP se misturaram aos foliões caracterizados como Scooby, Daphne e Salsicha, acompanharam a movimentação dos suspeitos e realizaram a abordagem. Com o grupo, foram recuperados oito aparelhos, encontrados dentro de uma bolsa usada por uma das mulheres.
O trio de policiais fantasiados — duas mulheres e um homem — monitorou os envolvidos por alguns minutos antes do flagrante. Após a ação, os três suspeitos foram encaminhados ao 2º Distrito Policial, no bairro Bom Retiro. Os celulares foram apreendidos e passarão por perícia antes de serem devolvidos às vítimas.
Ação se repetiu em outros pontos da cidade
Além da Praça da República, equipes disfarçadas também atuaram na região do Parque Ibirapuera, na Zona Sul. Até o momento, operações com policiais infiltrados já resultaram em 27 prisões em diferentes pontos da capital.
Antes mesmo do Carnaval, agentes fantasiados de personagens do filme Os Caça-Fantasmas também prenderam outro trio suspeito de furtos de celular na região da Consolação. Entre os dias 7 e 8 de fevereiro, 11 pessoas foram detidas por crimes como estelionato, venda de bebida adulterada e furtos, em ações semelhantes.
Já em 31 de janeiro, uma operação na Barra Funda prendeu 12 suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em crimes patrimoniais durante blocos carnavalescos, segundo informações divulgadas pela CNN Brasil.
Orientação à população
A Polícia Civil orienta que vítimas de furto registrem boletim de ocorrência, presencialmente ou pela Delegacia Eletrônica. Para facilitar o bloqueio do aparelho, é fundamental informar o número do IMEI.
CNN Notícias
