Após uma interrupção no atendimento em razão de uma manutenção programada, os serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi retomado na segunda-feira (2) em todo o país. Voltam a funcionar a Central telefônica 135 e todos os atendimentos presenciais realizados nas agências.
Em relação aos serviços digitais, a maioria das funcionalidades do aplicativo e do portal Meu INSS permanece disponível, com exceção do simulador de aposentadoria, cuja retomada está prevista para a próxima quarta-feira (4).
O volume de acessos à plataforma é elevado. Somente no ano passado, o aplicativo Meu INSS registrou uma média mensal de 134 milhões de acessos, o que reforça a importância da estabilidade do sistema para milhões de segurados.
Segundo o Ministério da Previdência Social, a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), responsável pela infraestrutura tecnológica das políticas sociais, concluiu com sucesso a migração do último computador de grande porte para uma plataforma mais moderna. A atualização da infraestrutura tecnológica envolveu cerca de 220 profissionais e foi realizada entre os dias 28 de janeiro e este domingo.
Para minimizar os impactos à população durante o período de interrupção, o INSS antecipou perícias médicas e avaliações sociais agendadas para o intervalo da manutenção, além de permitir o reagendamento de atendimentos para segurados que não puderam comparecer.
Com a modernização dos sistemas, o Ministério da Previdência espera reduzir o tempo de processamento da folha de pagamento de 96 para 48 horas, além de ampliar e aprimorar os serviços digitais oferecidos aos cidadãos.
Apesar da retomada, o ministério alertou que, devido ao grande volume de acessos esperado nesta segunda-feira, podem ocorrer episódios de lentidão, especialmente em serviços que utilizam biometria. A recomendação é que, em caso de dificuldade, o usuário tente novamente mais tarde, preferencialmente fora do horário comercial, já que a plataforma funciona 24 horas por dia.