O novo modelo utiliza pórticos no lugar das praças tradicionais, promovendo mais segurança viária, fluidez no tráfego e conforto aos motoristas. A cobrança da tarifa ocorre de forma automática, sem necessidade de parada do veículo, por meio de câmeras e sensores instalados nas estruturas.
No sistema de Pedágio Eletrônico, o pagamento poderá ser realizado de duas formas, conforme a escolha do usuário. A primeira é por meio da TAG eletrônica instalada no para-brisa, permitindo a cobrança automática. A segunda opção é pela leitura da placa do veículo; neste caso, após passar pelo pórtico, o usuário deverá efetuar o pagamento da tarifa em até 30 dias. O não pagamento dentro do prazo configura evasão de pedágio, sujeitando o motorista a multa e pontos na CNH.
"O Pedágio Eletrônico é uma inovação que traz benefícios diretos aos usuários, com mais segurança viária e maior fluidez no tráfego, já que elimina paradas e torna a cobrança mais simples e automática", destaca o diretor-presidente do Núcleo EPR Paraná, Marcos Moreira.
Pontos físicos para pagamento
Com o objetivo de facilitar o processo de pagamento e contribuir com o desenvolvimento econômico das regiões atendidas, a EPR Iguaçu trabalha na implantação de pontos físicos para pagamento. Serão instalados totens de autoatendimento nas bases do SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário), em pontos exclusivos ao longo das rodovias e também em comércios localizados em áreas estratégicas.
"Nosso compromisso vai além da melhoria na infraestrutura viária. Atuamos para gerar impactos positivos, promovendo segurança e crescimento econômico nas regiões atendidas. O mapeamento de comércios para receber totens facilita o acesso do usuário e fomenta a economia local", explica o diretor-executivo da EPR Iguaçu, Silvio Caldas.
Outras formas de pagamento
Além dos pontos físicos, os usuários poderão realizar o pagamento das tarifas do Pedágio Eletrônico por meio do aplicativo Pedágio Eletrônico EPR, já disponível para download, pelo site da concessionária ou ainda nas praças de pedágio tradicionais.
Independentemente da forma escolhida, é fundamental que o usuário realize o cadastro de seus dados pessoais e veiculares na plataforma da EPR Iguaçu, garantindo o recebimento de avisos de pagamento e evitando a inadimplência.
Os pórticos estão sendo implantados em locais onde já havia previsão contratual de instalação de praças de pedágio: em Santa Lúcia, na BR-163 (km 156,100 - Sul e km 154,000 - Norte), em Vitorino, na PR-280 (km 234), e em Ampére, na PR-182 (km 517).
Mais informações sobre a EPR Iguaçu podem ser acompanhadas pelas redes sociais da concessionária.
Assessoria
