A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia de Pinhalzinho, deflagrou na manhã desta sexta-feira (23), a Operação Ruptura, cujo nome simboliza a quebra do ciclo criminoso, especialmente do tráfico de drogas. A ação reforça o compromisso das forças de segurança pública com a preservação da ordem, da legalidade e da segurança da sociedade.
A operação foi coordenada pela Delegacia de Pinhalzinho, com apoio da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Maravilha, do Núcleo de Operações com Cães (NOC) de Chapecó e da Polícia Penal de Chapecó. O trabalho é resultado de uma investigação que se estendeu por vários meses e teve como foco o combate ao tráfico de drogas, principalmente cocaína, no município de Pinhalzinho.Durante as investigações, a Polícia Civil identificou a atuação de um grupo criminoso estruturado, com ramificações em Pinhalzinho e ligações com indivíduos envolvidos com o tráfico de drogas em Chapecó, incluindo pessoas atualmente vinculadas ao sistema penitenciário daquele município. As apurações apontaram uma atuação integrada e articulada da organização criminosa.
Na deflagração da operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão nos municípios de Pinhalzinho e Chapecó, além de uma ordem judicial de prisão temporária, totalizando quatro ordens judiciais. Um homem de 23 anos foi preso em Pinhalzinho, e diversos elementos de prova foram apreendidos, os quais passam a integrar o conjunto probatório da investigação.

As apurações seguem em andamento com o objetivo de identificar e responsabilizar outros envolvidos, além de desarticular completamente o grupo criminoso responsável pela distribuição de cocaína em Pinhalzinho e região.