Notícias

Tornado no Paraná deixou seis mortos; veja quem são as vítimas

Moradores de Guarapuava e Rio Bonito do Iguaçu tinham entre 14 e 83 anos

Tornado no Paraná deixou seis mortos; veja quem são as vítimas
Foto: Cedidas pela família|José Neri, Julia Kwapis, Jurandir Nogueira Ferreira, Claudino Risso e Adriane Maria de Moura, vítimas do tornado no Paraná

O Governo do Paraná confirmou, na tarde de sábado, dia 8, os nomes das seis vítimas que morreram durante a passagem do tornado pelo Paraná, na sexta-feira, dia 7. O governo paranaense decretou luto oficial de três dias em memória às vítimas.

Veja abaixo:

• José Neri Geremias, de 53 anos, de Guarapuava;

• Julia Kwapis, de 14 anos, de Rio Bonito do Iguaçu;

• Jurandir Nogueira Ferreira, 49 anos, de Rio Bonito do Iguaçu;

• Claudino Paulino Risse, 57 anos, de Rio Bonito do Iguaçu;

• Adriane Maria de Moura, 47 anos, de Rio Bonito do Iguaçu;

• José Gieteski, de 83 anos, de Rio Bonito do Iguaçu.

De acordo com o governo do Paraná, pelo menos 750 pessoas ficaram feridas e passaram por atendimento médico até o início da tarde deste sábado.

Às 17 horas, o Corpo de Bombeiros informou que não localizou mais ninguém nos escombros dos prédios danificados em Rio Bonito do Iguaçu. As forças de salvamento encerraram as buscas na área urbana e há sobrevoos em andamento na área rural. Não há nenhuma notificação de desaparecidos.

Um levantamento divulgado às 16h40 pela Defesa Civil aponta que o tornado deixou ao menos 1.000 pessoas desalojadas e cerca de 28 desabrigadas na cidade. Em toda a região, são 14,6 mil pessoas afetadas diretamente, com 672 casas danificadas - e os números ainda não contabilizam as casas de Rio Bonito do Iguaçu.

Moradores relataram que o tornado chegou com temporal, vento forte e granizo. Segundo a Defesa Civil, cerca de 80% da cidade ficou destruída, com destelhamentos e colapso estrutural de algumas construções.

Rio Bonito do Iguaçu tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 400 km de Curitiba. O governador do Paraná, Ratinho Junior, decretou Estado de Calamidade Pública no município, medida que permite que o governo estadual adote procedimentos emergenciais, como a dispensa de licitações, a mobilização imediata de recursos e o pedido de apoio federal. Com o decreto, o município também pode solicitar recursos da União e do Fundo Estadual de Calamidade Pública, além de firmar convênios emergenciais para reconstrução.

“Nós faremos alojamentos provisórios para famílias que não têm onde se acomodar", afirmou Ratinho. Ele também disse que recebeu desde a noite de sexta-feira ligações de governadores do Brasil inteiro prestando solidariedade e indicando ajuda.

A Defesa Civil enviou para a cidade 2.600 telhas, 1.200 cestas básicas, 565 colchões, 270 kit higiene, 204 kit limpeza, 150 kit dormitório e 54 bobinas de lona. A cidade vizinha de Laranjeiras do Sul vai ajudar a acomodar boa parte dos desabrigados.

Enem suspenso 

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) informou que a aplicação do Enem 2025 está suspensa no município de Rio Bonito do Iguaçu, em razão dos danos provocados pelo evento climático e que inviabilizam as condições de aplicação.

Conforme protocolo do Inep para situações de força maior, todos os participantes afetados terão direito à reaplicação do exame, em nova data que será definida e informada oficialmente pelo Instituto após avaliação técnica das condições locais.

GovernodoParaná
----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL TRI NOTÍCIAS (49) 9.8428-4536 / (49) 3644-4443

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.