O Comitê de Desenvolvimento Territorial La Frontera realizou a terceira edição do Festival Internacional de Turismo La Frontera, nos dias 29, 30 e 31 de agosto, no Parque Turístico Ambiental da Integração (Lago Internacional da Trifronteira), com atividades variadas, envolvendo os 21 municípios brasileiros e argentinos que integram o La Frontera (veja os municípios adiante).
Veja as fotos dos três dias do evento no site: www.ascoagrin.com.br, em “galeria de Fotos”.
O presidente do Comitê, Walter Feldmann, afirmou que o Festival de Turismo superou as expectativas previstas, tanto em presença de público, como pelos shows; Encontro Internacional de Bateristas (cerca de 100 inscritos); Encontro de Carros Antigos, Festival Gastronômico; Mostra Cultural, Feira do Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, e Feira de Artesanato (pelas escolas e entidades dos municípios envolvidos) e todos as atividades realizadas.
“O público, que esteve nos três dias do Festival, ultrapassou as 40 mil pessoas, bem mais do que era esperado, superando as expectativas”, ressaltou Feldmann.
O presidente do La Frontera agradeceu profundamente aos patrocinadores e colaboradores, entre eles, o governo de Santa Catarina, um dos maiores apoiadores do evento, e também as prefeituras de Bernardo de Irigoyen, de Dionísio Cerqueira, de Barracão, e de Bom Jesus do Sul, com apoio também das prefeituras dos municípios que fazem parte do Comitê.
Também foram patrocinadores e apoiadores, Benini Comércio e Importação de Frutas, Cervejaria Wallius, Vinoteca Casagrande, El Tigre Estacion de Servicio, Móveis Ferrari, Marsango Materiais de Construção, Casa Maria Móveis Decor, Lipe Produtos de Limpeza, Sebrae, Consórcio Intermunicipal da Fronteira - CIF, Ascoagrin, Unetri e Adryano Telecon
“Agradecemos também o Exército Brasileiro e o Exército Argentino, Corpo de Bombeiros, Samu e as forças policiais e, principalmente o público que participou ativamente”.
“Todos juntos, mostramos que o nosso território de fronteira ‘é uma linha imaginária’ que nos une, e não que nos separa. E esse é um dos principais objetivos do La Fronteira, que tem como missão desenvolver o território de forma organizada e competente, promovendo a integração entre Brasil e Argentina, através do fortalecimento das relações interpessoais, empresariais, cultura, eventos e de políticas públicas, que visam as melhorias devidas”.
O Festival de Turismo, bem como o próprio La Frontera, tem esses objetivos todos, está consolidando e é uma referência para região.
Walter Feldmamn ressaltou que todos os colaboradores, patrocinadores parceiros, escolas, entidades e expositores estão gratificados pelo evento, e com grande empolgação para a edição de 2026 do Festival.
“Com certeza, no próximo ano teremos a 4ª edição do Festival Internacional de Turismo La Frontera, que será um evento maior que o desse ano, e bem mais organizado. Para isso já estamos começando a planejar o Festival para 2026, ressaltou Feldmann.
Walter também parabenizou e agradeceu aos líderes voluntários que formam Comitê La Fronteira, que trabalharam incansavelmente para que o Festival atingisse o êxito que atingiu.
“O Comitê La Frontera é composto por mais de 80 pessoas, dos 21 municípios, que trabalham de forma voluntária. Novamente a dedicação e o trabalho foram incansáveis, o que nos enche de orgulho, realização e gratidão”, ressaltou.
“O nosso agradecimento também é para a imprensa, pela parceria, apoio e divulgação constante do Festival e das ações do La Frontera. Muito obrigado por estarem conosco”.
“O La Fronteira é isso, um Comitê de Desenvolvimento Territorial que busca promover o protagonismo local binacional, contribuindo com soluções que melhoram o ambiente de fronteira. Que o Festival, em 2026, seja para ainda maior, mais envolvente e participativo”, que em 2026 venha o quarto festival de turismo internacional La Frontera”, concluiu o presidente do La Frontera, Walter Feldmann.
COMITÊ DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL LA FRONTERA
O Comitê de Desenvolvimento Territorial La Frontera é integrado por 21 municípios: Bernardo de Irigoyen, San Antonio e Andresito, da Argentina; Ampére, Barracão, Bom Jesus do Sul, Capanema, Flor da Serra do Sul, Pérola do Oeste, Planalto, Pranchita, Realeza, Salgado Filho, Santa Izabel do Oeste e Santo Antônio do Sudoeste, Manfrinópolis, Pinhal de São Bento e Bela Vista da Caroba, do Paraná; Anchieta, Dionísio Cerqueira, e Palma Sola, de Santa Catarina.
Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação La Frontera - Ascoagrin