Notícias

Igreja centenária é movida lugar por risco de desmoronamento

Mudança integra projeto de três décadas que prevê realocar moradores e prédios em Kiruna, na Lapônia

Igreja centenária é movida lugar por risco de desmoronamento
Foto: WELT via youtube/Reprodução

A Suécia concluiu a transferência da emblemática igreja de Kiruna, construída há 113 anos, para um novo local a cinco quilômetros de distância. Considerada uma das maiores estruturas de madeira do país e frequentemente eleita a mais bela, a edificação corria risco de desmoronar devido ao avanço da maior mina de ferro subterrânea do mundo, que ameaça o solo da cidade.

A mudança faz parte de um projeto de 30 anos que prevê a realocação de milhares de moradores e edifícios em Kiruna, na região da Lapônia. A operação de transporte levou dois dias e envolveu um trajeto preparado especialmente, com estrada alargada para receber o trailer de 600 toneladas que sustentou a construção.

Embora a estrutura principal já tenha sido movida, o trabalho continua. A torre do sino será deslocada separadamente no próximo dia 26 de agosto, enquanto a estabilização do prédio e o restauro do entorno ainda estão em andamento. O interior, incluindo o retábulo e o órgão, também passará por inspeção e reparos.

A expectativa é de que a igreja esteja pronta para reabrir entre o fim de 2026 e o início de 2027.

CNN

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL TRI NOTÍCIAS (49) 9.8428-4536 / (49) 3644-4443

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.