Notícias

Organização Pan-Americana da Saúde alerta para aumento de casos de sarampo nas Américas

Organização Pan-Americana da Saúde alerta para aumento de casos de sarampo nas Américas
Foto: Myke Sena/ MS

Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) emitiu um alerta para o crescimento dos casos de sarampo no continente. Apesar de o Brasil ter alcançado a meta de vacinação, ainda existem áreas com baixa cobertura, consideradas de risco.

Entre janeiro e 8 de agosto, mais de 10 mil casos e 18 mortes foram confirmados em dez países das Américas. O Canadá soma 4.584 registros e uma morte; o México, 3.911 casos e 14 mortes; e os Estados Unidos, 1.356 casos e três mortes, os mais afetados até o momento.

Segundo a OPAS, a cobertura vacinal ainda está abaixo do ideal: em 2024, 89% do público-alvo recebeu a primeira dose da tríplice viral, mas apenas 79% completou o esquema. Para evitar surtos, o índice recomendado é de 95%.

A vacina, aplicada aos 12 e 15 meses de idade, protege também contra caxumba e rubéola. “A reintrodução do sarampo ameaça uma das maiores conquistas do Programa Nacional de Imunizações, que foi a eliminação da doença”, afirmou Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações.

Enquanto São Paulo informou já ter vacinado todo o público-alvo, estados como Tocantins registram aumento de ocorrências: 18 casos confirmados e outros dez em investigação.

TV Cultura

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL TRI NOTÍCIAS (49) 9.8428-4536 / (49) 3644-4443

Cotações

Clima

Quarta
Máxima 21º - Mínima 11º
Céu nublado com chuva fraca

Quinta
Máxima 25º - Mínima 9º
Períodos nublados

Sexta
Máxima 29º - Mínima 19º
Períodos nublados com chuva fraca

Sábado
Máxima 24º - Mínima 9º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Domingo
Máxima 10º - Mínima 6º
Céu nublado com chuva moderada

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.