Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) emitiu um alerta para o crescimento dos casos de sarampo no continente. Apesar de o Brasil ter alcançado a meta de vacinação, ainda existem áreas com baixa cobertura, consideradas de risco.
Entre janeiro e 8 de agosto, mais de 10 mil casos e 18 mortes foram confirmados em dez países das Américas. O Canadá soma 4.584 registros e uma morte; o México, 3.911 casos e 14 mortes; e os Estados Unidos, 1.356 casos e três mortes, os mais afetados até o momento.
Segundo a OPAS, a cobertura vacinal ainda está abaixo do ideal: em 2024, 89% do público-alvo recebeu a primeira dose da tríplice viral, mas apenas 79% completou o esquema. Para evitar surtos, o índice recomendado é de 95%.
A vacina, aplicada aos 12 e 15 meses de idade, protege também contra caxumba e rubéola. “A reintrodução do sarampo ameaça uma das maiores conquistas do Programa Nacional de Imunizações, que foi a eliminação da doença”, afirmou Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações.
Enquanto São Paulo informou já ter vacinado todo o público-alvo, estados como Tocantins registram aumento de ocorrências: 18 casos confirmados e outros dez em investigação.
TV Cultura