Notícias

Moraes mantém condenação de mulher que pichou estátua da Justiça nos atos de 8 de janeiro

STF rejeita recurso da defesa de Débora dos Santos, que pedia absolvição parcial ou redução da pena

Moraes mantém condenação de mulher que pichou estátua da Justiça nos atos de 8 de janeiro
Foto: Divulgação/Joédson Alves/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve nesta segunda-feira (18) a condenação da cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, envolvida nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Débora ficou conhecida por escrever, com batom, a frase “perdeu, mané” na estátua A Justiça, em frente à sede do STF. Em abril, ela havia sido sentenciada a 14 anos de prisão pelos crimes de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Desde março, cumpre prisão domiciliar.

A defesa havia recorrido, pedindo a aplicação dos chamados embargos infringentes, mecanismo que permite revisão de sentença quando ao menos dois ministros votam pela absolvição. Os advogados sustentaram que a ré deveria ser beneficiada pelos votos divergentes dos ministros Luiz Fux e Cristiano Zanin.

No julgamento original, a Primeira Turma do STF decidiu por 4 a 1 manter a condenação. Fux votou pela aplicação de pena de 1 ano e 6 meses apenas por deterioração de patrimônio tombado, afastando as demais acusações. Já Zanin manteve a condenação, mas sugeriu reduzir a pena para 11 anos.

Moraes rejeitou o recurso, ressaltando que a jurisprudência do STF só admite embargos infringentes quando há pelo menos dois votos absolutórios próprios, ou seja, pela absolvição plena. Como os votos divergentes trataram apenas de absolvição parcial (Fux) e da dosimetria da pena (Zanin), o pedido foi negado.

SBT News

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL TRI NOTÍCIAS (49) 9.8428-4536 / (49) 3644-4443

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.