Notícias

Homens são os mais atingidos por acidentes evitáveis, aponta estudo

Álcool e direção, trabalho e esporte estão entre os indicadores da pesquisa.

Homens são os mais atingidos por acidentes evitáveis, aponta estudo
Foto: Freepik

Homens continuam a ser o grupo populacional mais atingido por acidentes no Brasil, em todas esferas do cotidiano. Dados do Ministério da Saúde apontam que mais de 10 mil brasileiros morrem por ano em acidentes de trânsito com envolvimento de álcool e direção.

O impacto demográfico é desproporcional, já que 85% das hospitalizações e 89% das mortes envolvem homens, segundo o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa). No trabalho, o padrão se repete. Quase 60% dos acidentes ocupacionais registrados em Curitiba, entre 2007 e 2025, atingiram homens de 20 a 49 anos, segundo o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

De acordo com a terapeuta ocupacional Syomara Cristina Szmidziuk, o cuidado com o corpo ainda é subestimado pelo público masculino.

“Muitos pacientes só procuram atendimento quando já estão afastados do trabalho ou impossibilitados de realizar atividades básicas. O desgaste físico vem de anos de negligência com a ergonomia e a sobrecarga silenciosa do dia a dia”, afirma.

Segundo ela, a resistência à prevenção e à escuta do corpo contribui para quadros recorrentes de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort), tendinites, lombalgias e agravamento de artrites.

Para a especialista, alterar esse cenário depende mudança de mentalidade coletiva. “Precisamos ressignificar o cuidado como parte da masculinidade. Cuidar-se não significa demonstrar fraqueza, pelo contrário, é uma responsabilidade com o próprio corpo e com as pessoas que dependem de nós”, afirma Syomara.

Na prática clínica há mais de 30 anos, ela acompanha não apenas a recuperação de lesões, mas também a transformação de hábitos de vida mais conscientes, que preservam a funcionalidade no longo prazo.

Desdobramentos

Com o avanço das lesões, os prejuízos vão além da dor. Outros desdobramentos dos acidentes e adoecimentos são perda de produtividade, afastamento do trabalho, limitação nas atividades de lazer, impacto na autoestima e até quadros de depressão. A boa notícia é que, com intervenção precoce e orientação adequada, é possível recuperar movimentos, aliviar dores, adaptar ambientes e construir rotinas mais saudáveis e seguras, sempre com protagonismo e autonomia do próprio paciente.

Syomara ressalta que o excesso de esforço com riscos de lesões e outros acidentes não está restrito ao trabalho ou ao trânsito. Atividades de lazer como futebol e musculação, muitas vezes sem preparo físico ou orientação, também são causas frequentes de problemas físicos.

Um indicador de como até em casa o risco ronda outras atividades, é que 25 brasileiros morrem por dia em acidentes domésticos, de acordo com o Ministério da Saúde.

Home office

Outra questão no ambiente do lar são as lesões e doenças ocupacionais agravadas no home office, que segue mal adaptado na experiência de alguns profissionais. “Cadeiras inadequadas, ausência de apoio para os punhos, má postura e longas jornadas de trabalho em frente ao computador têm resultado em comprometimentos funcionais importantes”, explica Syomara.

A terapeuta alerta quem trabalha em escritórios ou em home office, que pequenas mudanças fazem grande diferença, como usar cadeiras com apoio lombar, apoiar os pés no chão ou em suportes, posicionar o monitor na altura dos olhos e realizar pausas de cinco minutos a cada hora de trabalho.

Já para praticantes de esportes, a orientação é investir em alongamentos, fortalecimento da musculatura de base e cuidados com a recuperação, principalmente após os 30 anos, quando o corpo começa a responder de forma diferente aos impactos.

“Não se trata de limitar, mas de manter a independência com segurança. A gente ensina o corpo a colaborar com a rotina, sem dor e sem sobrecarga”, diz a especialista.


Ascom 

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL TRI NOTÍCIAS (49) 9.8428-4536 / (49) 3644-4443

Cotações

Clima

Sexta
Máxima 22º - Mínima 6º
Períodos nublados

Sábado
Máxima 24º - Mínima 12º
Céu nublado

Domingo
Máxima 26º - Mínima 11º
Céu limpo

Segunda
Máxima 26º - Mínima 12º
Períodos nublados

Terça
Máxima 25º - Mínima 13º
Céu nublado com chuva moderada

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.