A Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin, através do Ponto de Atendimento ao Empreendedor do Sebrae, que funciona junto à sede da Associação, realizou, na noite desta segunda-feira, 26 de maio, a palestra Como as Emoções Afetam Sua Empresa”.
Com inscrições gratuitas, a palestra foi ministrada pela consultora credenciada do Sebrae PR, Adriane Inês de Sarro, de Cascavel PR.
Adriane questionou, durante o evento, se o empresário já parou para pensar como as emoções, suas e dos seus colaboradores, impactam diretamente nos resultados da empresa?
“Com uma abordagem leve, dinâmica e prática, discutimos como identificar, administrar e usar as emoções de forma positiva no dia a dia. Explicamos a diferença entre emoções e sentimentos, e tratamos sobre os pilares da inteligência emocional, além de repassamos dicas para o cotidiano de empresários e colaboradores”, ressaltou.
Ela destacou que é preciso estar efetivamente presente no dia a dia da empresa, para poder observar aquilo que a gente está sentindo, bem como que emoções o colaborador está passando, e como isso interfere no cliente.
“Muitas vezes estamos no piloto automático e não percebemos as coisas que estão acontecendo à nossa volta”, afirmou.
A palestrante destacou que a inteligência emocional tem como pilares o autoconhecimento, a empatia e a sociabilidade.
“É fundamental a pessoa se conhecer bem. Quando você se conhece, você tem muito mais poder para conhecer outras pessoas e para a gestão das emoções. Ter empatia para entender as outras pessoas e, da mesma forma, a sociabilidade, para que você se relacione bem com as pessoas”.
Adriane enfatizou que tudo isso tem impacto direto no seu negócio.
“Se o funcionário tem baixa inteligência emocional, isso vai impactar, através da baixa produtividade e falta de rendimento adequado. Quanto mais o funcionário está melhor, em um clima que ele possa desenvolver uma emoção muito mais positiva, fica melhor para a empresa e melhor para o funcionário, pois ele estará mais feliz, e isso vai impactar, inclusive, na produtividade e no desempenho”, concluiu Adriane Inês de Sarro.
Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Ascoagrin