Notícias

Em busca do pinhão, mais de 20 mil papagaios-charão encantam turistas na Serra catarinense

Pássaros escolheram a Serra como local de encontro de toda população

Em busca do pinhão, mais de 20 mil papagaios-charão encantam turistas na Serra catarinense
Foto: Reprodução

Rica em beleza e em biodiversidade, a cidade de Urupema, na Serra catarinense, é o destino de mais de 20 mil papagaios charão durante o inverno em busca das sementes da Araucária, o Pinhão. Os animais, encontrados apenas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, escolheram o solo catarinense como local de reunião de toda a população e são responsáveis por um som característico.

O biólogo Jaime Martinez destaca que a escolha do local aconteceu em 1995, após os papagaios não serem mais encontrados na Estação Ecológica de Aracuri, no Estado gaúcho, durante o inverno.

“Nós encontramos parte do bando em Urupema. Eles vieram para os municípios de Urupema, Painel, Lages e Bocaína, em busca do que não havia mais em grande quantidade lá, que é essa boa oferta do pinhão”, destaca Martinez.

Com penas verdes e manchas vermelhas na cabeça, os animais são considerados os menores papagaios brasileiros e estão ameaçados de extinção. Há 32 anos, pensando na preservação dos animais, foi criado o Projeto Charão. Com ações de estudo e pesquisa e a criação de um

“Sempre foi uma preocupação do Projeto Charão que tivéssemos uma área onde as pessoas não coletassem o pinhão, mas que todo a semente ficasse para a fauna silvestre e principalmente para os papagaios”, explica Martines, sobre a Reserva Particular do Patrimônio Natural de Papagaios-de Altitude.

Papagaios atraem turistas

O fenômeno migratório, que ocorre no inverno, atrai turistas. “O papagaio vêm em abril e fica até o final de junho e com isso vêm pessoas do Brasil e de todo o mundo todo para fazer a observação de aves”, destaca Antenor Pinto de Arruda Neto, secretário de Turismo de Urupema.

Já a guia de turismo, Júlia Monteiro, destaca que os turistas tem interesse em assistir a revoada dos papagaios Charão. É o caso de turistas do Paraná, Sérgio e Sandra e do observador de aves inglês Stuart Keenan, que já visitou mais de sete mil cidades ao redor do mundo, esteve em Urupema para observar os charões.

SCC10

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL TRI NOTÍCIAS (49) 9.8428-4536 / (49) 3644-4443

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.