O Mirassol confirmou nesta sexta-feira a contratação do experiente atacante Tiquinho Soares. O centroavante de 35 anos chega por empréstimo junto ao Santos, com vínculo válido até o fim de 2026. Parte dos salários seguirá sendo paga pelo clube da Vila Belmiro.
Tiquinho desembarcou na região no último sábado e foi recepcionado por torcedores no aeroporto de São José do Rio Preto. No Leão, vestirá a camisa 29 e reforça o elenco para uma temporada de calendário cheio.
Com 1,87m de altura, o atacante iniciou a carreira no América-RN e construiu trajetória sólida no futebol europeu. Em Portugal, defendeu o Nacional da Ilha da Madeira, o Vitória de Guimarães e viveu seu auge no FC Porto. Pelo clube português, atuou por cinco temporadas, marcou 64 gols e conquistou dois Campeonatos Portugueses (2017/18 e 2019/20), uma Taça de Portugal (2019/20) e uma Supertaça de Portugal (2018).
Na sequência, teve passagens pelo Tianjin Tiger, da China, e pelo Olympiacos FC, onde levantou o título do Campeonato Grego.
O retorno ao Brasil aconteceu em 2022, quando passou a defender o Botafogo de Futebol e Regatas. No clube carioca, viveu grande fase: foram 44 gols e 17 assistências em duas temporadas, além das conquistas do Campeonato Brasileiro e da Libertadores de 2024.
Em 2025, Tiquinho acertou com o Santos. Disputou 40 partidas, marcou sete gols e distribuiu sete assistências. Em 2026, ainda não entrou em campo — sua última atuação foi em 7 de dezembro, na vitória por 3 a 0 sobre o Cruzeiro, pela rodada final do Brasileirão.
Mais opções para o ataque
Com a chegada do reforço, o Mirassol amplia as alternativas ofensivas. O elenco conta com Nathan Fogaça, André Luis, Renato Marques e Rodrigo Rodrigues, além de Edson Carioca, que também pode atuar como centroavante. Atualmente, André Luis e Renato Marques estão no departamento médico.
Em 2026, o clube disputará Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil, consolidando a fase de crescimento esportivo. O próximo compromisso do Leão será no dia 10 de março, contra o Santos, no estádio José Maria de Campos Maia (Maião), pela Série A. Por questões contratuais, Tiquinho não poderá atuar diante do clube ao qual pertence.
O Mirassol não entra em campo desde o último domingo, quando foi derrotado pela Portuguesa e acabou eliminado ainda na primeira fase do Paulistão.
GE
