No último compromisso antes do Gre-Nal, o Grêmio venceu o Guarany de Bagé na noite desta quarta-feira (21). A escolha por uma equipe alternativa em Bagé, no Estádio Estrela D'Alva, não atrapalhou os planos de somar mais uma vitória no Gauchão.
O placar de 2 a 0 foi construído após as mexidas, com os veteranos do time. Carlos Vinícius e Edenilson marcaram. O resultado garante a classificação no Grupo B, o Tricolor chegou aos nove pontos em quatro rodadas. Um passo necessário para que todas as atenções do clube se voltem ao clássico do domingo (25).
O jogo em Bagé teve um atraso de 39 minutos por conta de problemas elétricos no estádio. Mesmo com a expectativa do torcedor de ver caras novas em campo, Luís Castro deu sequência ao planejamento de rodar o elenco.
Weverton foi confirmado como titular, com os jovens Luis Eduardo e Viery como dupla de zagueiros. João Pedro e Caio Paulista jogaram nas laterais. No meio, a surpresa foi Edenilson ao lado de Dodi. Roger, aberto pela direita, Willian e Enamorado completaram o setor. André Henrique foi o centroavante.
Os jogadores parecem ter sentido o atraso da partida pela demora das equipes mostrarem suas armas. O Guarany soube marcar bem a saída de bola gremista nos primeiros minutos de jogo. Sem o entrosamento ideal, o Tricolor teve dificuldades de superação a pressão do adversário e de construir seus lances de ataque. Quando não conseguia desarmar, o time da casa apelava para as faltas para impedir a progressão.
A primeira intervenção de um dos goleiros aconteceu aos 22 minutos. Tony Junior ariscou da entrada da área. Weverton defendeu, Aos poucos, na metade final da primeira etapa, o Grêmio tomou conta das ações. João pedro se enroscou com André Henrique. Mesmo assim, o lateral passou por Michel quase em cima da linha de fundo do campo. O cruzamento passou Jonathan, mas também por Enamorado.
Alguns minutos depois, o centroavante acionou Edenilson na área. O camisa 8 não decidiu se chutaria ou tentaria o cruzamento e deu tempo para Marcão se recuperar e fazer o desarme com um carrinho na área, aos 33 minutos.
O Grêmio perdeu a primeira oportunidade de gol da noite aos 38 minutos. Enamorado driblou seu marcador e fez o cruzamento. André Henrique cabeceou a bola como manda o manual do centroavante; Só que a bola acertou o travessão, quicou no chão e a defesa do Guarany recuperou.
Segundo tempo
Para colocar mais força ofensiva, Jefinho foi para o jogo. Castro sacou Dodi. E o Tricolor abriu o placar logo na sequência. Aos 28 minutos, Gabriel Mec recebeu a bola na ponta direita. O cruzamento do meia-atacante encontrou Carlos Vinícius, que acertou o canto esquerdo de Jonathan no cabeceio. Marcos Rocha substituiu João Pedro aos 34 minutos.
Jefinho quase um golaço. Após combinação entre Mec e Willian, o jovem recebeu na área e tentou por cobertura. A bola saiu ao lado gol. Se o estreante não conseguiu, outro veterano resolveu. Edenilson tentou uma combinação com Carlos Vinícius. O centroavante não conseguiu o domínio, mas o camisa 8 recuperou e soltou o chute sem chances de defesa para o goleiro do Guarany da entrada da área, com 36 minutos de segundo tempo.
Com o placar resolvido no último teste, o Grêmio terá até o próximo domingo 925) para que Luís Castro e sua comissão técnica preparem o time para o primeiro grande teste da temporada. O Gre-Nal, no Beira-Rio, será a oportunidade de ver se a equipe estará ou não pronta para encarar o Brasileirão.
