O ano de 2026 do Grêmio começou com boas notícias. A goleada por 4 a 0 sobre o Avenida na noite deste sábado (10), na abertura do Gauchão, teve sinais importantes para o futuro do clube. Amuzu, Wagner Leonardo, o estreante Roger e Arthur marcaram os gols da partida, realizada no Estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul.
Mas além de cumprir a obrigação de vencer, Luís Castro montou um time que apresentou bom futebol. Uma equipe com jovens talentos e que soube potencializar velhos conhecidos. Uma combinação importante para iniciar bem a nova temporada.
A primeira versão do Grêmio na temporada teve muitas novidades para o torcedor. A escalação de Luís Castro confirmou Gabriel Grando como titular, com Volpi no banco. Marcos Rocha, Gustavo Martins, Wagner Leonardo e Caio Paulista formaram a linha defensiva, com Tiaguinho e Arthur como dupla de volantes. No ataque, Roger foi o estreante da noite no lado direito. Amuzu, Cristaldo e Carlos Vinícius completaram o setor.
O primeiro chute a gol do Grêmio de 2026 foi de Arthur. Cristaldo tentou a jogada pelo lado esquerdo, mas a bola sobrou para o volante na entrada da área do Avenida. A finalização passou longe do gol de Mamá, aos 13 minutos. O jogo provavelmente lembrou muito aos jogadores gremistas das atividades de ataque contra defesa.
Amuzu, aos 33, enganou alguns torcedores no estádio. O ponta avançou pelo lado esquerdo, passou por seu marcador e chutou. A bola parou na rede, só que pelo lado de fora da goleira.
Nos acréscimos, Cristaldo encontrou Amuzu perto da linha de fundo. O atacante cruzou para Carlos Vinícius, que dominou e ganhou no corpo do marcador. A finalização do centroavante acertou Rodrigo Mamá.
Sem trocas no time para o segundo tempo, o Grêmio não demorou muito a colocar o trabalho dos treino em prática. Roger tocou para Tiaguinho fazer a jogada na ponta direita. O cruzamento foi preciso para Amuzu chutar de primeira. E a finalização acertou o ângulo de Rodrio Mamá. Um golaço no Estádio dos Eucaliptos.
Depois de participar dos dois primeiros gols, Roger foi o protagonista do terceiro. O jovem recebeu de Cristaldo na área e bateu cruzado. Sem chances para Mamá fazer a defesa aos oito minutos da segunda etapa. Luís Castro aproveitou para renovar o fôlego da equipe aos 12 minutos. Quatro trocas de uma só vez. Saíram Tiaguinho, Roger, Amuzu e Cristaldo para as entradas de Dodi, Pavon, Willian e Aravena.
De tanto insistir, o Grêmio encontrou o quarto. Após cobrança de escanteio, Arthur aproveitou o rebote. O chute da entrada da área não deu chances para Mamá. Um belo gol aos 26 minutos.
Luís Castro fez sua última intervenção após o gol. Carlos Vinícius saiu de campo para a entrada de Riquelme. Sem forças para reagir, o Avenida se contentou em tentar evitar uma goleada ainda mais elástica. Pavon e Aravena seguiram buscando espaços contra os marcadores. Mas os cruzamentos da dupla não encontraram seus compaheiros em condições de marcar.
