No último dia 30 de agosto de 2022, na EEB Dr. Theodureto Carlos de Faria Souto, em Dionísio Cerqueira, ocorreu a etapa final da formação PDI, que iniciou no mês de março sob a orientação da professora Edite Senhenn (in memorian). O objetivo da formação foi orientar os professores dos AEEs, Atendimento Educacional Especializado, na construção do plano de desenvolvimento individual, PDI, dos educandos com deficiência que frequentam esses serviços especializado na rede regular de ensino.
Participaram desta formação em torno de 40 professores do AEE e coordenadores da educação especial nas escolas que aplicaram os conteúdos em sala de aula, sendo que na data realizaram as apresentações das atividades desenvolvidas com os alunos, abordando temáticas como Altas Habilidades, Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade, Deficiência Intelectual, Deficiência Auditiva, Deficiência Visual, Transtorno do Espectro Autista, bem como os recursos didáticos utilizados, metodologias adaptadas, estratégias diferenciadas, avanços e resultados alcançados com esse público.
Como abertura do encontro, o polo de Altas Habilidades realizou uma bela apresentação, um ato musical com a canção Ciclo Sem Fim, um olhar para a vida, com alunos que se destacam nas áreas artística e desportiva.

Na oportunidade a professora ministrante da formação Edite Senhenn (in memorian) foi homenageada com carinho e gratidão pelos trabalhos sempre prestados no Estado de Santa Catarina.
Os alunos com Altas Habilidades necessitam de serviços educacionais diferenciados, que possam promover seu desenvolvimento acadêmico, artístico, psicomotor e social, sendo necessário realizar modificações no currículo e métodos de ensino adaptados. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é disponibilizado na rede regular de ensino, com o objetivo de complementar ou suplementar o processo de ensino aprendizagem.
O Polo de Altas habilidades está em funcionamento desde o ano de 2017 na EEB Dr. Theodureto Carlos de Faria Souto, em Dionísio Cerqueira, e atende alunos das escolas da rede estadual de ensino, atualmente atendendo cerca de 15 alunos no contraturno.
Portal Tri com informações de Joeldes V. Kuhn Taube, Integradora Educacional