Nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, a comunidade da Linha Flor, em Dionísio Cerqueira, recebeu um curso de processamento de carne de frango promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Dionísio Cerqueira.
Ao longo de dois dias, 13 participantes cumpriram uma carga horária de 16 horas de capacitação, aprendendo novas receitas, técnicas de preparo e formas de aproveitar melhor a carne de frango, com possibilidade de agregar valor ao produto e contribuir para a geração de renda das famílias.
A instrutora do SENAR, Simone Croda Bazzo, destacou a importância da capacitação e explicou que o processamento é uma alternativa para ampliar as possibilidades de comercialização dos produtos.
Segundo Simone, por ser uma carne de fácil acesso e bastante presente na alimentação das famílias, o frango permite a elaboração de diferentes produtos e receitas. Ela também parabenizou os participantes pelo envolvimento durante os dois dias de atividades.
Além do aprendizado, o curso também proporcionou momentos de convivência entre os participantes. Um dos destaques foi o almoço preparado durante a capacitação, utilizando produtos derivados da carne de frango.
Para Lenir Maria Dresch, participar do curso foi uma experiência especial. Ela destacou a oportunidade de aprender, fazer novas amizades e também classificou a atividade como uma forma de terapia e descontração.
A participante Marcia Simões Müller também avaliou positivamente a capacitação. Para ela, o curso possibilitou conhecer novas técnicas de cozinha e ampliar os conhecimentos sobre o preparo e o aproveitamento da carne de frango.
Marcia também ressaltou a participação dos homens na turma, destacando que o aprendizado não ficou restrito às mulheres. Entre os participantes esteve Demétrio, que também comentou sobre a satisfação de fazer parte da capacitação e aproveitar os conhecimentos compartilhados durante as atividades.
O trabalho também contou com o apoio da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o CRAS e o Sindicato dos Produtores Rurais. Sandro Brasil destacou a importância da iniciativa e explicou que o curso representa uma oportunidade de aprendizado e qualificação para a comunidade.
Segundo ele, além da capacitação em processamento de carne de frango, existem diversas outras modalidades de cursos que podem ser realizadas por meio das parcerias existentes, ampliando as oportunidades de qualificação para os moradores.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Dionísio Cerqueira, Glauson Voltz, também destacou a parceria com o SENAR e a participação das comunidades.
De acordo com Glauson, as comunidades interessadas podem buscar informações sobre os cursos disponíveis e organizar as turmas. Para a realização das capacitações, é necessário reunir um grupo mínimo de participantes, geralmente a partir de dez pessoas, conforme as exigências de cada curso.
Ao final dos dois dias, além das novas técnicas aprendidas, ficaram também os momentos de convivência, troca de experiências e, claro, uma mesa preparada com diferentes receitas à base de frango.
A capacitação na Linha Flor reforçou a importância das parcerias entre SENAR, Sindicato dos Produtores Rurais, poder público e comunidades para levar conhecimento e novas oportunidades de qualificação ao meio rural.
E, diante de tanta comida preparada durante o curso, o repórter Everson Coutinho também foi convidado para participar do almoço e, é claro, aproveitou para experimentar as receitas preparadas pelos participantes.
Parabéns a todos os envolvidos pela realização do curso e, principalmente, aos participantes pelos dois dias de aprendizado, dedicação e confraternização.
Everson Coutinho / Portal Tri
