Sete crianças, com idades entre 3 e 14 anos, foram resgatadas pelo Conselho Tutelar após serem encontradas vivendo em situação de abandono e negligência em uma residência de Criciúma, no Sul de Santa Catarina. O caso foi registrado na manhã de segunda-feira (22), após uma denúncia anônima.
No local, os conselheiros tutelares encontraram cinco meninos e duas meninas sozinhos. A mãe não estava na residência no momento da abordagem, e o filho mais velho, de 14 anos, era quem cuidava dos irmãos menores.
Segundo o Conselho Tutelar, a casa apresentava condições extremas de insalubridade. Havia sujeira e lixo espalhados pelos cômodos, enquanto a cozinha estava imprópria para uso, com fogão e pia em condições precárias. O banheiro também não podia ser utilizado, fazendo com que as crianças realizassem suas necessidades fisiológicas em baldes.
Devido à gravidade da situação, os sete menores foram acolhidos e encaminhados para um local adequado de proteção. Como o processo corre em segredo de Justiça, imagens internas da residência não foram divulgadas.
Após ser localizada, a mãe compareceu ao local e prestou esclarecimentos à Polícia Militar. Conforme relato de um dos adolescentes, o pai não mora com a família, tendo se mudado para outro município, sem prestar assistência financeira ou afetiva aos filhos.
A Polícia Militar registrou um boletim de ocorrência e encaminhou o caso à Polícia Civil, que instaurará um procedimento para apurar as responsabilidades dos pais e as circunstâncias do abandono e da negligência.
G1
