Notícias

Governo de SC anuncia investimentos em educação e qualificação no Dia do Jovem Trabalhador

Programas ampliam acesso ao ensino técnico e superior e buscam aumentar empregabilidade da juventude

Governo de SC anuncia investimentos em educação e qualificação no Dia do Jovem Trabalhador
Foto: Marco Favero / Arquivo / SecomGOVSC

O Governo de Santa Catarina anunciou, nesta sexta-feira (24), Dia Internacional do Jovem Trabalhador, novos investimentos em educação e qualificação profissional como estratégia para ampliar a inserção de jovens no mercado de trabalho. A iniciativa é liderada pela Secretaria de Estado da Educação.

Segundo o governador Jorginho Mello, o objetivo é preparar a juventude para os desafios do futuro. “Ao garantir acesso à educação de qualidade e oportunidades reais de qualificação, fortalecemos a economia do estado e promovemos transformação social”, destacou.

Ensino técnico em expansão

Um dos principais destaques é o programa Ensino Técnico Gratuito, que já soma mais de 37 mil matrículas em cursos profissionalizantes em todo o estado.

As formações são ofertadas por Centros de Educação Profissional (CEDUPs) e escolas da rede estadual, com foco em atender às demandas do mercado de trabalho. A previsão é abrir 50 mil novas vagas gratuitas até o fim de 2026, sendo 35 mil por meio de parcerias e 15 mil diretamente na rede pública.

Acesso ao ensino superior

Outro pilar é o programa Universidade Gratuita, que garante bolsas integrais para estudantes de baixa renda. Além disso, o Estado oferece apoio parcial por meio de fundos voltados à educação superior.

De acordo com o governo, mais de 67 mil estudantes são beneficiados pelas iniciativas, sendo que grande parte veio da rede pública e concilia estudo e trabalho.

Impacto social e retorno à comunidade

Como contrapartida, os estudantes formados participam de ações que beneficiam diretamente a sociedade, por meio do programa Transforma SC.

Atualmente, cerca de quatro mil profissionais já estão aptos a atuar em suas áreas de formação, contribuindo para o desenvolvimento regional.

A secretária de Educação, Luciane Bisognin Ceretta, destaca que os programas vêm se consolidando como referência. “Criamos um ciclo em que o jovem se qualifica, ingressa no mercado de trabalho e contribui com a sociedade”, afirmou.

WH3 com SCC
----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL TRI NOTÍCIAS (49) 9.8428-4536 / (49) 3644-4443

Cotações

Clima

Sexta
Máxima 27º - Mínima 18º
Céu nublado

Sábado
Máxima 23º - Mínima 17º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Domingo
Máxima 24º - Mínima 17º
Céu nublado com chuva moderada

Segunda
Máxima 21º - Mínima 10º
Períodos nublados

Terça
Máxima 22º - Mínima 8º
Céu limpo

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.