O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou apoio à formação de uma frente ampla em Santa Catarina e incentivou o presidente do Sebrae, Décio Lima, a disputar uma vaga ao Senado nas eleições de 2026.
A sinalização ocorreu durante reunião realizada na tarde de quarta-feira no Palácio do Planalto, quando também foram discutidos o cenário político catarinense e o desempenho recente da economia brasileira.
Segundo Décio Lima, Lula demonstrou entusiasmo com a articulação de uma frente democrática no estado, que teria como candidato ao governo o ex-deputado Gelson Merísio. Durante a conversa, o presidente destacou a importância de o atual dirigente do Sebrae entrar na disputa pelo Senado, ampliando o campo político alinhado ao governo federal em Santa Catarina.
Além do cenário político, a reunião abordou a conjuntura econômica e os impactos das políticas do governo federal. De acordo com Décio Lima, Lula citou avanços como a retirada do Brasil do mapa da fome, o controle da inflação, a geração de empregos e a abertura de cerca de 550 novos mercados internacionais para produtos brasileiros.
Parte da conversa também tratou do papel do empreendedorismo no crescimento econômico e das ações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no apoio aos pequenos negócios. Décio apresentou dados recentes da instituição e afirmou que houve expansão significativa no alcance: de cerca de 20 milhões de atendimentos quando assumiu a presidência para 65 milhões em 2025.
O presidente do Sebrae também destacou o aumento da credibilidade da marca, que saiu da 20ª posição entre as mais confiáveis do país para o quarto lugar. “O Sebrae é a porta onde os sonhos se concretizam”, afirmou.
Durante a reunião, também foram lembradas políticas públicas voltadas aos pequenos negócios. Décio destacou que, no primeiro mandato, Lula criou o regime tributário do Supersimples e, no segundo, instituiu o programa do Microempreendedor Individual (MEI), ampliando a formalização no país.
Segundo ele, quase cinco milhões de micro e pequenas empresas foram criadas no Brasil no último ano, reforçando a importância do setor na economia nacional.
Na avaliação de Décio Lima, o papel do Sebrae é equilibrar as condições de competição no mercado. “O mercado não foi feito para os pequenos. Ele foi estruturado para as grandes empresas e para o sistema financeiro. É nesse ponto que entra o Sebrae, apoiando e protegendo quem impulsiona o crescimento econômico que o governo do presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin trouxeram ao Brasil”, afirmou.
ClicRDC
