Falta de chuvas regulares causa desabastecimento de propriedades rurais de Princesa. A informação é do secretário da Agricultura, Roque Franck.
Até o momento, são três propriedades rurais auxiliadas semanalmente com cargas de água para consumo animal. Elas estão localizadas nas comunidades de Vista Alegre, Marmeleiro e Califórnia.
Outra família, da Linha Cruzeiro, tem sido auxiliada com uma carga semanal de água potável para consumo humano.
Além do abastecimento, a Secretaria também está realizando a abertura de bebedouros para água animal, especialmente para bovinos, garantindo suporte aos agricultores.
Roque Franck destaca que as chuvas registradas nos últimos dias foram de baixo volume e mal distribuídas, não sendo suficientes para amenizar a situação da falta de água na área rural.
O secretário ressalta que nos últimos anos, muitas propriedades rurais têm investido em cisternas e açudes, o que ajuda a amenizar os impactos em períodos de estiagem.
Ele também aponta que a falta de chuvas regulares já começa a impactar a produção agrícola, afetando especialmente a cultura da soja, plantada mais tarde no final da janela de plantio, que depende de um volume adequado de precipitações neste período para garantir bom desenvolvimento.
Ascom Prefeitura
