Notícias

Governo Trump pede que americanos evacuem 14 países do Oriente Médio ‘imediatamente’

Retaliação do Irã atinge países aliados dos Estados Unidos e duas embaixadas são bombardeadas; ao menos seis americanos morreram no conflito

Governo Trump pede que americanos evacuem 14 países do Oriente Médio ‘imediatamente’

Departamento de Estado dos Estados Unidos, liderado pelo secretário Marco Rubio, fez um apelo para que os cidadãos americanos deixem “imediatamente” diversos países do Oriente Médio por “sério riscos de segurança” na segunda-feira (2).

O alerta foi emitido em meio à ofensiva militar de Israel e Estados Unidos contra o Irã. Os bombardeios mataram o aiatolá Ali Khamenei, que liderou o país por 37 anos, no último sábado (28).

O regime xiita deu início a uma retaliação, lançando mísseis e drones contra Israel e outros sete países vizinhos que mantêm bases norte-americanas. Os Estados Unidos confirmaram a morte de seis militares até o momento.

Duas embaixadas estadunidenses no Kuwait e na Arábia Saudita foram atingidas, mas não houve feridos. Ambas as representações consulares fecharam as portas e pediram que os cidadãos evitem os edifícios em razão dos ataques.

“Todos os agendamentos de rotina e de emergência dos serviços para cidadãos americanos estão cancelados. O alerta para que os cidadãos de Jidá, Riade e Darã permaneçam em casa continua em vigor, e recomendamos que os cidadãos americanos no Reino também sigam em isolamento domiciliar”, comunicou a embaixada na Arábia Saudita.

Segundo a organização humanitária Crescente Vermelho, o ataque coordenado de Estados Unidos e Israel deixou 555 mortos e 747 feridos no Irã. Um dos alvos foi uma escola primária de meninas na cidade de Minab.

Veja lista de países do Oriente Médio sob ordem de evacuação dos EUA

O governo do presidente Donald Trump orienta cidadãos estadunidenses a deixar os países do Oriente Médio sob risco por meios comerciais de transporte. O Departamento de Estado oferece assistência por telefone 24 horas por dia.

Confira os países listados:

Bahrein
Egito
Irã
Iraque
Israel, Cisjordânia e Gaza
Jordânia
Kuwait
Líbano
Omã
Catar
Arábia Saudita
Síria
Emirados Árabes Unidos
Iêmen

ND+

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL TRI NOTÍCIAS (49) 9.8428-4536 / (49) 3644-4443

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.