O ator Eric Dane, conhecido por interpretar Mark Sloan na série de televisão de drama médico, Grey’s Anatomy, morreu nesta quita-feira, dia 19, aos 53 anos. O astro lutava contra a doença Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).
"É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento de Eric Dane na tarde de quinta-feira, após uma corajosa luta contra a ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica). Ele passou seus últimos dias cercado por queridos amigos, sua esposa dedicada e suas duas lindas filhas, Billie e Georgia, que eram o centro de seu mundo", diz comunicado da equipe à imprensa.
“Ao longo de sua jornada com a ELA, Eric tornou-se um defensor apaixonado da conscientização e da pesquisa, determinado a fazer a diferença para outras pessoas que enfrentam a mesma luta. Sentiremos profundamente sua falta e ele será sempre lembrado com carinho. Eric adorava seus fãs e é eternamente grato pela demonstração de amor e apoio que recebeu. A família pediu privacidade neste momento tão difícil”.
Conhecido por interpretar o cirurgião plástico Mark Sloan em "Grey’s Anatomy", Eric recebia cuidados de enfermagem 24 horas por dia após o diagnóstico, que revelou ao público há dez meses.
Eric Dane foi diagnosticado com a doença em abril de 2025 (Fotos: Divulgação)
Doença degenerativa
Em abril do ano passado, Dane revelou à revista People que foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, uma doença que afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e acarreta paralisia motora. "ELA é uma doença terrível", disse o ator na época.
Com o avanço da condição, o paciente perde gradualmente a capacidade de falar, de se alimentar, de caminhar e de respirar independentemente. Não há cura, mas existem medicamentos que retardam a progressão da doença.
Trajetória
O ator Eric Dane construiu uma carreira sólida na televisão e no cinema, tornando-se um dos rostos mais conhecidos dos dramas médicos dos anos 2000.
Nascido em 9 de novembro de 1972, na Califórnia, iniciou a trajetória artística após o ensino médio, quando se mudou para Los Angeles em busca de oportunidades. No começo, fez participações em séries como Saved by the Bell, Married... with Children e Charmed, além de atuar no filme X-Men: The Last Stand e integrar o elenco do drama médico Gideon's Crossing.
O reconhecimento nacional e internacional veio em 2006, quando passou a interpretar o cirurgião plástico Mark Sloan, o “McSteamy”, em Grey's Anatomy. Ele permaneceu na produção até 2012 e retornou ao papel em 2021, consolidando o personagem como um dos mais marcantes da série.
Na sequência, protagonizou a série The Last Ship, vivendo o capitão Tom Chandler. Em 2019, mostrou versatilidade ao interpretar Cal Jacobs em Euphoria, papel que marcou uma fase mais dramática e intensa de sua carreira.
Oeste Mais
