A Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus do Sul emitiu um alerta na sexta-feira (13) após a identificação de um surto de gastroenterite no município. De acordo com a pasta, as histórias clínicas analisadas até o momento indicam que os quadros são infecciosos, com provável origem viral e alta capacidade de transmissão entre pessoas.
Segundo a equipe de saúde, todas as medidas necessárias já estão sendo adotadas para conter a disseminação da doença. A principal forma de transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio do contato direto, não estando necessariamente relacionada ao consumo de água ou alimentos contaminados.
Como forma de prevenção, a orientação é reforçar a higienização frequente das mãos, além da limpeza rigorosa de alimentos e desinfecção de superfícies, medidas consideradas essenciais para evitar novos casos.
Em caso de sintomas como dor abdominal, vômitos e diarreia, a recomendação é focar na reidratação com ingestão de água, soro caseiro, sucos naturais, chás e gelatinas.
Também é indicado evitar o consumo de alimentos gordurosos ou lácteos, manter repouso e procurar atendimento médico se necessário, especialmente para prevenir quadros de desidratação. A maioria dos casos, conforme a Secretaria, apresenta curta duração.
Everson Coutinho / Portal Tri
