A Unetri Faculdades iniciou, na manhã desta quarta-feira, 28 de janeiro, na sede da instituição, o projeto de capacitação do magistério da rede municipal de Educação de Dionísio Cerqueira.
O projeto tem continuidade nos dias 2 de fevereiro e 3 de fevereiro, e serão desenvolvidas várias oficinas, pensadas justamente para as demandas na educação municipal.
É importante destacar que a Unetri venceu a licitação proposta pelo município para o evento, e o projeto foi construído a várias mãos, através de reuniões entre a equipe da Unetri, com o secretário municipal de Educação, Evandro Vargas, e a coordenadora pedagógica da secretaria, Ivonete Lanza, buscando atender, com excelência, a capacitação do magistério municipal de Dionísio Cerqueira.
O diretor acadêmico da Unetri, professor Jonas Grejianin Pagno, e a professora Elizandra Fiorin Soares, coordenaram o desenvolvimento das temáticas demandadas pela secretaria, bem como a busca por profissionais adequados para ministrar a capacitação.
A equipe foi dividida por setor de atuação, e a capacitação envolve os monitores de creches, professores de creches, professores do pré-1, do pré-2, dos anos iniciais, do primeiro ano até o terceiro ano, e também os professores do quarto ano e quinto ano. Os segundos professores também foram contemplados bem como os professores de área.
Segundo explicou o professor Jonas, a carga horária da capacitação é bem significativa, com mais de 90 horas de atividades.
“A Unetri se preocupou em buscar profissionais com vários anos de experiência, tanto acadêmica, quanto prática. Buscamos congregar a questão teórica com a questão prática do dia a dia da sala de aula e da gestão das instituições educacionais”, salientou o professor.
O projeto de capacitação envolve conteúdos que respondem às necessidades pedagógicas e socioculturais identificadas na rede municipal, contemplando temas como: o papel e as competências essenciais do monitor infantil; relações institucionais entre monitor, professor, família e equipe escolar; cuidados básicos com a criança; mediação de conflitos; a importância do brincar; contação de histórias; jogos e brincadeiras; práticas pedagógicas antirracistas; e o método fônico como estratégia de alfabetização.
O professor Jonas enfatizou que a capacitação reafirma o compromisso da Unetri Faculdades com uma formação continuada estruturada, qualificada e alinhada às demandas reais da rede municipal de Educação de Dionísio Cerqueira.
“As oficinas descritas foram pensadas para fortalecer competências profissionais, ampliar repertórios pedagógicos e promover práticas educativas fundamentadas em evidências, garantindo que todos os monitores e professores iniciem o ano letivo preparados para novos desafios. Acreditamos que investir nas pessoas é o caminho mais seguro para transformar a educação. Colocamo-nos sempre à disposição, consolidando a parceria em prol da qualidade educacional do município”, concluiu Jonas Grejianin Pagno.
Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Unetri
