O Programa de Fortalecimento da Ovinocaprinocultura no Extremo Oeste será oficialmente lançado no dia 27 de janeiro, na comunidade de São Pedro Tobias, interior de Dionísio Cerqueira. O evento acontecerá na propriedade do produtor rural Luiz Dalmagro e marca o início de uma nova fase para a cadeia produtiva de carne e derivados de ovelhas, cabras e bodes na região.
A iniciativa envolve uma parceria entre Sebrae, Epagri, Cidasc, prefeituras da região e as associações catarinense e brasileira de ovinocaprinocultores. O objetivo é fortalecer a produção local, garantir mais qualidade e abrir mercado para os produtores rurais.
O gerente regional do Sebrae, Udo Trenepohl, destacou em entrevista à Rádio Peperi que o programa começou a ser estruturado em 2025, com consultorias voltadas para produtores de Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul, Princesa, Bandeirante e São José do Cedro. Agora, em 2026, a ideia é expandir para mais municípios.
"A ideia é dar suporte técnico nas propriedades, melhorar a produtividade e abrir caminho para o processamento da produção aqui mesmo no Extremo Oeste", disse Udo.
Ele também ressaltou que, apesar de o número de criadores ainda ser pequeno na região, há grande potencial para crescimento. O foco do programa inclui ações voltadas para sanidade animal, qualidade da carne e gestão das propriedades, com o desafio de estruturar toda a cadeia produtiva do campo até o mercado.
Ascom