O Corpo de Bombeiros realizou, na noite da segunda-feira, dia 12, o resgate de uma égua que estava presa em um córrego no bairro Passo Fundo, em Lages, na Serra catarinense. A ocorrência foi registrada às margens da BR-282.
No local, as equipes encontraram o animal com o corpo submerso até o dorso, no interior do córrego, que apresentava grande quantidade de lama e esgoto. Inicialmente, foram feitas diversas tentativas de passar uma cinta por baixo da égua para arrastá-la para fora da lama, utilizando uma talha ancorada em uma árvore.
Além disso, os bombeiros realizaram o desassoreamento da borda do barranco para facilitar a remoção do animal. No entanto, apesar dos esforços, as tentativas iniciais não foram suficientes, já que a égua se debatia dentro do córrego, dificultando o resgate.
Desde o início da ocorrência, uma equipe da Prefeitura de Lages prestava apoio à operação. Com isso, foi disponibilizada uma retroescavadeira, juntamente com um operador. Com a chegada da máquina e após trabalho cuidadoso e estratégico, a égua foi lentamente retirada do interior do córrego por meio de uma cinta e uma chincha posicionadas sob a barriga do animal.
Após a remoção, o animal foi levado para um local seguro, acima do córrego. Com o auxílio de uma médica veterinária que acompanhava a ocorrência, foi realizada uma tentativa de colocar a égua em pé. No primeiro momento, não houve sucesso devido ao estado de exaustão e à hipotermia apresentada pelo animal.
O animal permaneceu sob os cuidados da equipe da Prefeitura de Lages e da proprietária.
Oeste Mais
