Um homem foi preso na tarde de sábado (10), por volta das 16h40, em Francisco Beltrão, pelos crimes de direção perigosa e por dirigir veículo automotor sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), gerando perigo de dano, conforme o artigo 309 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Durante patrulhamento, a equipe do Pelotão de Policiamento de Trânsito visualizou uma motocicleta com a placa de identificação totalmente ilegível, dobrada para cima com o uso de um dispositivo antirradar, utilizado para burlar a fiscalização e sistemas eletrônicos. Diante da infração, foi dada ordem de parada com sinais sonoros e luminosos, que não foi acatada pelo condutor, iniciando uma fuga em alta velocidade.
Durante o acompanhamento, o motociclista passou por quebra-molas em alta velocidade, quase arremessando a passageira, forçou passagem entre veículos e expôs pedestres e outros condutores a risco concreto de acidentes, especialmente em uma via de intenso fluxo.
A abordagem foi realizada em outro bairro. Em revista pessoal, nada de ilícito foi encontrado. Questionado sobre o motivo da fuga, o condutor não soube responder. Em consulta aos sistemas, foi constatado que ele não possuía CNH. Também foi verificado que a motocicleta estava sem licenciamento e apresentava diversas irregularidades, como escapamento em descarga livre, sistema de iluminação alterado, dispositivo antirradar na placa e ausência de componentes obrigatórios.
O teste do etilômetro apresentou resultado negativo para ingestão de álcool. Diante dos fatos, o homem foi encaminhado para os procedimentos legais cabíveis. A motocicleta foi removida ao pátio e as notificações de trânsito pertinentes foram confeccionadas.
Anderson Sommer / Portal Tri
