O posto é responsável pelo patrulhamento de cerca de 205 quilômetros de rodovias estaduais, distribuídos em 16 municípios do Extremo Oeste catarinense. Ao longo de 2025, as guarnições atenderam 213 sinistros de trânsito, envolvendo 366 veículos, com 157 pessoas feridas, sendo 43 em estado grave. Em comparação com 2024, houve um pequeno aumento no número total de acidentes e feridos, já que no ano anterior foram registrados 210 sinistros, com 350 veículos envolvidos e 40 feridos graves.
Além do atendimento a acidentes, a PMRv intensificou ações de fiscalização e combate ao crime. Durante o ano, foram 5.961 autos de infração de trânsito lavrados e 278 veículos recolhidos ao pátio conveniado. As apreensões também chamam atenção: 645 quilos de maconha, 15 gramas de cocaína, 102 mil maços de cigarros e mercadorias oriundas de contrabando e descaminho, que somaram R$ 2,2 milhões.
Segundo o comandante, as principais infrações responsáveis pelos acidentes com mortes e feridos graves continuam sendo o excesso de velocidade, a ultrapassagem em local proibido, a embriaguez ao volante e o uso do celular ao dirigir. Juntas, essas condutas respondem por cerca de 90% dos sinistros atendidos na região. As operações são planejadas com base em dados técnicos, levando em conta histórico de acidentes, condições climáticas, geografia e características do pavimento.
Outro destaque foi o investimento em educação para o trânsito. Em 2025, a PMRv realizou 30 palestras, que impactaram cerca de 1.950 pessoas, entre estudantes, servidores públicos e funcionários de empresas com frota de veículos pesados. O objetivo, segundo Barbosa, é conscientizar motoristas de que o respeito às leis de trânsito salva vidas e garante deslocamentos mais seguros.
Para 2026, a Polícia Militar Rodoviária já iniciou operações com reforço de efetivo, especialmente em trechos críticos. Um acidente grave registrado recentemente na SC-161, em Romelândia, na conhecida “Curva da Morte”, reacendeu o alerta para intensificação da presença policial no local. O ano também já registra um óbito na SC-163, em Iporã do Oeste, envolvendo um motociclista.
