Neste mês de dezembro, o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso comemora 15 anos de sua inauguração. São 15 anos de portas abertas de um hospital que se tornou referência e amparo para milhares de famílias do Extremo-oeste Catarinense.
Nesta segunda-feira (15), a direção reuniu colaboradores, médicos, familiares e autoridades em uma solenidade para celebrar o aniversário da inauguração, 10 anos gestão do Instituto Santé e homenagear colaboradores e médicos que atuam na instituição.
Uma noite de muita emoção, marcada por homenagens e recordações. Como a leitura em braile da colaboradora Cristiane Wronski e a interpretação em Libras pela equipe da APAS, momentos que reforçam o compromisso da instituição com a inclusão e a força de quem transforma desafios em inspiração.
Foram entregues troféus comemorativos aos 29 colaboradores que 2026 completam 15 anos de atuação, todos contratados no primeiro ano de funcionamento do HRTGB, e aos 15 médicos que compõem o quadro clínico desde a fundação.
O diretor geral, Rodrigo Lopes, também foi homenageado pela liderança, empatia e visão estando à frente da instituição. Em seu discurso, Lopes enalteceu que a gestão de um hospital se faz com processos, mas principalmente com pessoas, que merecem o reconhecimento e agradecimento. “São justamente as pessoas que dão sentido a este momento de homenagens. Pessoas que não estão apenas nesta história, mas que são essa história. Que viram este hospital nascer, crescer, se fortalecer. O aplauso não é apenas uma formalidade, é um agradecimento sincero e de coração a pessoas que trabalham com vidas e vidas não têm preço”, enfatizou.
O diretor também agradeceu ao Governo do Estado, às lideranças locais e regionais, a toda a comunidade que confia no trabalho do Santé na administração. “Saúde é feita de parcerias e o apoio de cada um é fundamental para seguirmos avançando. Nosso reconhecimento ao Instituto Santé, que acredita na força desta instituição e nos dá as ferramentas para seguir crescendo”, destacou.
Já na manhã desta terça-feira (16), a direção reuniu colaboradores que completam 10 anos ou mais para um café da manhã. Ao todos, 43 funcionários estão nesse grupo e receberam o certificado comemorativo, juntamente de um presente de final de ano da instituição.
15 ANOS DE SERVIÇOS PRESTADOS À COMUNIDADE
A história do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso começa oficialmente no dia 27 de dezembro de 2010. Naquele dia, autoridades e comunidade se reuniram para testemunhar a inauguração da estrutura física do então Hospital Regional do Extremo Oeste, um projeto aguardado por décadas e pensado para atender mais de 30 municípios da região.
Pouco depois, no dia 17 de janeiro de 2011, os primeiros atendimentos começaram e o hospital abria oficialmente suas portas à população. A obra iniciada em 2006, foi custeada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, com um investimento de aproximadamente R$ 17 milhões.
Desde o início, o hospital foi administrado por organizações sociais selecionadas por meio de editais públicos. De 2011 a 2015, a administração esteve sob responsabilidade da São Camilo. E, a partir de 2015, o Instituto Santé assumiu a gestão.
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso é uma unidade do Governo do Estado de Santa Catarina, com atendimento 100% SUS e administrada pelo Instituto Santé. Um verdadeiro patrimônio público, que prova que é possível unir gestão eficiente, qualidade assistencial e humanização.
