A Unetri Faculdades realizou, na noite de 13 de novembro, as atividades Projeto Integrador 3, envolvendo acadêmicos do quarto período do curso de Ciências Contábeis, e as famílias de proprietários rurais, cujas propriedades foram visitadas.
O projeto tem como objetivo aproximar teoria e prática, estimulando os estudantes a aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula na resolução de desafios reais, tanto em empresas urbanas, quanto em pequenas propriedades rurais.
Nesta etapa, divididos em sete grupos, os acadêmicos visitaram sete propriedades rurais, do interior de Dionísio Cerqueira, avaliando a situação de cada uma: Família De Bona (principal produção é o tomate), Família Tecante (principal produção é o leite), Família Dreyer (principal produção é o leite), Família Gielbermaier (principal produção é o leite), Família Maier (principal produção é o leite) e Família Ruchel (principal produção é a mandioca), Família Kuntz (principal produção é o leite).
A partir das visitas, em sala de aula, os grupos desenvolveram estudos e análises acadêmicas, com foco na elaboração de propostas de melhoria e soluções práticas.
As conclusões, e sugestões de melhorias, foram apresentadas aos proprietários rurais, durante o encontro da noite de ontem, reforçando o compromisso da Unetri em promover uma formação profissional conectada às demandas reais do mercado.
A professora da disciplina, Elizandra Fiorin Soares, citou que o Projeto Integrador é uma disciplina prática que faz com que os alunos façam imersões a partir da ementa curricular, que neste terceiro projeto a ementa prevê conhecer mais os espaços das pequenas propriedades rurais e a realidade dos pequenos proprietários rurais.
A ementa propõe que os acadêmicos entendam cinco áreas: gestão, custos, sustentabilidade, sucessão familiar, e tecnologia e inovação.
“Trabalhamos com essas cinco áreas, mas todos os esses conteúdos trabalhados os acadêmicos já tiveram em outras aulas, com outros professores. Com o Projeto Integrador, eles foram para a prática, a campo, para conhecer como essas cinco áreas funcionam nas propriedades rurais que visitaram”.
Elizandra explicou que após as visitas nas propriedades, as observações e levantamentos feitos foram sistematizados em sala de aula, retomando os conteúdos das disciplinas.
“Após essa sistematização, no encontro de ontem à noite, os acadêmicos apresentaram aos proprietários o diagnóstico das visitas, e as pesquisas de aprofundamento que eles fizeram sobre a temática das cinco áreas”, concluiu a professora da disciplina, Elizandra Fiorin Soares.
Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Unetri - Ascoagrin – La Frontera
